mercoledì 14 luglio 2010

5 de Julho - Isabella Mangani cantou e encantou na Piazza Venezia


Tratou-se de uma pequena intervenção musical em duo: Isabella Mangani Stefano Donegà no passado dia 5 de Julho.
Rita Cerri convidou-os para actuar no maravihloso terraço da organização Civita (Piazza Venezia 11) para introduzir a projecção do filme “Lisbon Story” de Wim Wenders com três (que se tornaram quatro...) canções em português.
Antes de começar Mangani foi interpelada acerca dos motivos que a tinham levado a interessar-se pelo fado e pela música portuguesa em geral, se existia um fado “alegre”, se era possível uma ligação entre a Nápoles da cantora – e os seus ritmos – e Lisboa. Depois Stefano Donegà falou sobre a viola e o seu no clássico conjunto português.

Como se sabe, Isabella Mangani tem alguns "Madredeus" no seu repertório, Madredeus que são autores da banda sonora do film e que, com a Teresa Salgueiro, são também co-protagonistas. Apesar disso, os artistas decidiram tocar o Fado Mãe de Dulce Pontes, Lisboa Antiga (inclusive a segunda estrofe, que Amália nunca cantava), Barco Negro e, para ficar no tema do serão e de todo o cineforum da Civita – que era “a Cidade” – concluiram com Cheira a Lisboa.

"Entre uma canção e outra falei sobre o seu significado e sobre aquela cidade longínqua que está no meu coração. Para desejar uma “boa viagem” ao público com a visão do filme e... ao José Saramago também, li um excerto de Viagem a Portugal, alternando português e italiano", diz-nos Isabella Mangani. E acrescenta: "Fiquei muito contente pelo carinho dos organizadores e acho que conseguimos criar uma atmosfera "portuguesa”, apropriada para curtir o filme."

Parabéns aos Artistas que trazem Portugal no coração e o representam tão bem por essa Itália fora!

Nessun commento: