mercoledì 16 novembre 2011

Maestro Osvaldo Ferreia em Roma


Na passada segunda-feira, 14 de Novembro, o Maestro Osvaldo Ferreira dirigiu a Orquestra Sinfónica de Roma no Auditorio de Santa Cecilia (Via della Conciliazione).

A Orquestra executou Haydn, Prokofiev e Mozart. No fim o público foi brindado com um extra: Joly Braga Santos.




Osvaldo Ferreira (Paços de Brandão, 29 de fevereiro de 1964) é um violinista e director de orquestra português




Foi maestro titular da Orquestra do Algarve e director artístico do Festival Internacional de Música do Algarve.

Concluiu o curso superior de violino no Conservatório de Música do Porto, através da Fundação Engenheiro Antonio Almeida, com prêmio de melhor aluno.Posteriormente foi foi bolsista do Ministério da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian, concluindo mestrado em direcção de orquestra em Chicago e pós-graduação no Conservatório de São Petersburgo, na classe de Ilya Mussin. Laureado em 1999 no Concurso Sergei Prokofiev,na Rússia,recebeu do mestre David Zinman uma "fellowship" do Aspen Music Festival, nos EUA, onde frequentou a American Conductors Academy e recebeu o prémio de “Academy Conductor” em 2001.Foi assistente de Claudio Abbado em Berlim e Salzburgo, estudou ainda com Jorma Panula.

Osvaldo é frequentemente convidado como regente de todas as principais orquestas e festivais de música de Portugal,e também de importantes orquestras na Rússia,na Comunidade Europeia,no Brasil, na África do Sul e nos Estados Unidos. Gravou para a RTP, RDP e Editora Numérica. Foi fundador e director artístico de vários festivais e orquestras. Fundador e director musical da Orquestra da Póvoa de Varzim com a qual já gravou três CDs com obras de autores portugueses. A lista de músicos com os quais colaborou, inclui muitos dos mais importantes nomes da música portuguesa e internacional

Em setembro de 2005 foi convidado a assumir o lugar de maestro titular da Orquestra do Algarve, com a qual gravou recentemente um CD duplo com obras de Mozart.

Recentemente estreou a versão moderna e revista da ópera "La donna di genio volubile" de Marcos Portugal e dirigiu ainda as óperas de Mozart, "Don Giovanni" e "Il Impresario", e "Madama Butterfly" de Puccini.

Desde 2003, dirige o concerto dos laureados do Prémio Jovens Músicos da RDP em colaboração com a Orquestra Gulbenkian.

Com a Camerata Antiqua de Curitiba, apresentou a obra Weinacht Oratorium de J.S. Bach e com a Orquestra do Algarve, apresentou um ciclo de Missas de Mozart que inclui o Requiém.

Desde de 1997, exerce diversas atividades ligadas a importantes festivais, tais como, fundador e diretor artístico do Festival de Música de Santa Maria da Feira, diretor artístico do Festival Unicamp, no Brasil, diretor da Orquestra do Festival Internacional de Música de Viana do Castelo e da Oficina de Música de Curitiba. Desde 2003, é o maestro titular da Orquestra da Povoa de Varzim, um projeto original e apoiado pelo Instituto das Artes que em breve irá editar o 5° CD com obras sinfónicas de autores portugueses contemporâneos.

Em 2008 iniciou suas atividades musicais no Brasil com a participação na Oficina de Música de Curitiba, além de trabalhos com a Orquesta Nacional do Porto, Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Salvador, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra da Catalunha, Orquestra de Câmara de Praga e Orquestra de Novosibirsk, entre outros projetos. Em Abril de 2008, Osvaldo Ferreira, assumiu a direção da Oficina de Música de Curitiba - a convite da Fundação Cultural da mesma cidade. Desde julho de 2008 é o diretor artístico do Teatro Municipal de Faro.

Nessun commento: