lunedì 16 giugno 2008

Discurso do Presidente da República no 10 de Junho


Excertos do discurso do Presidente da República:


O 10 de Junho é o dia em que Portugal comemora a sua identidade e se revê naquilo que tem de melhor: no seu poeta, Luís de Camões, e na língua em que desde há séculos pensamos e comunicamos; nos seus heróis e naqueles que todos os dias, com mais ou menos notoriedade, fazem com que sintamos orgulho em continuar a ser uma nação independente.


Prova cabal da actualidade do nosso universalismo são as comunidades de emigrantes portugueses, ou de origem portuguesa, frequentemente apresentadas como exemplo de seriedade por aqueles mesmos com quem trabalham e em toda a parte elogiados pela sua capacidade empreendedora.


Na sua História do Futuro, Vieira clamava pelas “cousas grandes e raras que haverá que ver nesse novo descobrimento”. Assim nós saibamos, os portugueses de hoje, honrar a sua memória e acreditar, como ele acreditou, nessa História do Futuro, a História que desejamos para os nossos filhos.



DISCURSO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Na Sessão Solene Comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se realizou em Viana do Castelo, o Presidente da República proferiu uma intervenção alusiva e procedeu à imposição de condecorações a um conjunto de personalidades e instituições.

http://www.presidencia.pt/diadeportugal2008/?idc=518&idi=17350

Nessun commento: