venerdì 5 marzo 2010

Jantar (quase queirosiano) na Via dei Portoghesi


"Então o meu Príncipe, com paciência, com heroicidade, forçando palidamente o sorriso:
-Meus amigos, há uma desgraça...
Dornan pulou na cadeira:
-Fogo?
-Não, não era fogo. Fora o elevador dos pratos que inesperadamente, ao subir o peixe de S. Alteza, se desarranjara, e não se movia encalhado!
O Grão duque arremessou o guardanapo. Toda a sua polidez estalava como um esmalte mal posto:
-Essa é forte!... Pois um peixe que me deu tanto trabalho! Para que estamos nós aqui então a cear? Que estupidez! E pôr que o não trouxeram à mão, simplesmente? Encalhado... Quero ver! Onde é a copa?
E, furiosamente, investiu para a copa, conduzido pelo mordomo que tropeçava, vergava os ombros, ante esta esmagadora cólera de Príncipe. Jacinto seguiu, como uma sombra, levado na rajada de S. Alteza. E eu não me contive, também me atirei para a copa, a contemplar o desastre, enquanto Dornan, batendo na coxa, clamava que se ceasse sem peixe! (...)"


Depois da lição de ontem, quinta-feira 4 de Março, sobre um dos mais célebres jantares da literatura portuguesa - aquele descrito no quarto capítulo de A Cidade e as Serras de Eça de Queirós, os alunos do curso de língua e cultura do Instituto Português de Santo António organizaram um belíssimo jantar, no qual cada um participou trazendo uma sua "especialidade" - e com a grande vantagem de não ter ficado nenhum peixe encalhado no ascensor...


Aqui fica a recordação desta noite que deixa saudades, à espera das fotografias do evento que esperamos nos sejam enviadas em breve pelos participantes:


Alessandro Cannarsa

Cidália Pereira

Cristiano Cirillo

Eros Olivieri

Francisco Dias

Germana Lardone

Ilaria de Franchis

Irenella Sardone

Isabella Mangani

Isabella Padellaro

Isabel Sperl

Ivana Bartolini

Paola Barbieri

Sergio Casini

Stefano Valente

Susanna Perrucchini

Vilma Gidaro, com Carlo e Francesca

2 commenti:

Coisaspequenas ha detto...

Obrigado pela belíssima experiência de ontem! A comida estava óptima e a atmosfera maravilhosa, com un bocado de loucura que está sempre bem-vinda (um exemplo? O Cristiano até conseguiu fazer-me bailar um valzer!). Nunca teria pensado que um dia iria bailar ao ritmo da música portuguesa dos anos ’80.
Foi uma esplêndida ocasião para nos conhecer melhor, fiquei muito contente.
O Francisco, mais uma vez, revelou-se um verdadeiro embaixador não só do seu País mas também duma muito apreciável atitude a representar o papel de “animador escondido” de eventos e emoções (e não te atreves a cancelar esta última frase… :-)
Isabella

via dei Portoghesi ha detto...

Muito obrigado, querida Isabella, pelo teu entusiasmo e amizade