venerdì 21 maggio 2010

"Perfumes e lembranças sobre a minha Avó" por Cristiano Cirillo

Evocação sentida e comovente de uma pequena grande mulher, feito pelo nosso excelente aluno Cristiano Cirillo, a quem agradecemos partilhar uma página tão íntima e tão bonita com os leitores de Via dei Portoghesi.
Quando era criança só conheci uma avó, porque os outros já tinham morrido quando eu nasci. Portanto toda a minha vida até hoje está cheia de lembranças da minha avozinha, uma mulher pequenina de altura mas com um coração e uma força digna dos gigantes da mitologia antiga.

Todos os dias a minha avó vinha a minha casa para ver como estávamos, se tínhamos comido, etc; e essa é a coisa de que sinto mais saudade.

Lembro-me de que, no Verão, a minha avó fazia bonecas de tricô e as vendia aos turistas que vinham visitar a minha aldeia.

Lembro-me da sua comida, dos cheiros que se dispersavam na cozinha quando cozinhava, o odor das espécies (rosmaninho, orégão, manjericão), o perfume do frango assado com batatas, ou os “fusilli”, típica massa calabresa, que a minha avozinha fazia com tanta paciência e amor, e que eram tão pequenos e finos, que era uma alegria comê-los!...

A minha avó deixou no meu coração o símbolo da força, uma mulher que perdeu o marido, o seu filho (o meu pai), mas que nunca se rendeu: lutava, escondia a saudade, vencia a solidão, porque vivia duma maneira sempre positiva e alegre.

Acreditava em Jesus, na Igreja, e eu, que também sou crente, acho que a minha avozinha está sempre perto de mim e da minha família.

CRISTIANO CIRILLO

Nessun commento: