giovedì 23 febbraio 2012

Colóquio: Viagens a Roma na época Barroca. Experiência e Prodígio





Centro de Literatura Portuguesa
Colóquio


Viagens a Roma na época barroca.
Experiência e Prodígio


2 de março 2012


Anfiteatro IV
Organização dos Grupos de investigação do CLP:
Literatura Portuguesa
Poéticas


Sara Augusto
Paulo Silva Pereira


Faculdade de Letras
Universidade de Coimbra


Entrada livre



Apresentação
No quadro da literatura portuguesa, o corpus da literatura de viagens vem conhecendo um movimento de ampliação que se estende bem para além da produção escrita (estudada e publicada) no âmbito da «Expansão Ultramarina». Neste sentido, ao longo das últimas décadas, têm-se desenvolvido interessantes estudos no contexto da visão de Portugal pelos viajantes estrangeiros e das narrativas de viagem de portugueses no espaço europeu. É nesta vertente específica que se enquadram as narrativas de viagem a Roma, motivadas por causas e expetativas diversas.
O título do Colóquio que agora se apresenta, «Viagens a Roma na época barroca: experiência e prodígio», propõe uma abordagem que permite, tendo em conta uma extensão considerável de tempo (da Idade Média, onde se desenha o modelo do discurso da viagem romana, ao século XVIII), perceber a viagem a Roma e a sua narrativa como teia onde se cruzam os mais diversos aspetos: itinerários marítimos e terrestres, jornadas solitárias e nobres comitivas, perigos e sucessos, descrições e reflexões, curiosidade e afirmação de poder, política, religiosidade, conhecimento e assombro. Por outro lado, a integração destes estudos no contexto europeu, onde esta orientação de pesquisa produziu já resultados de grande significado (v.g. publicação e estudo das narrativas de viagem e da descrição das «maravilhas» de Roma, os mirabilia) oferece ainda uma percepção mais exata da importância deste corpus e da necessidade do seu estudo e edição.
A reunião de perspetivas distintas, propostas no âmbito deste colóquio, cruzando os campos da História, da História da Arte e da Literatura, visa o estabelecimento de um «estado da arte» e um ponto de partida para projetos e trabalhos futuros.


Programa
9.30 Abertura
10h-11h

Ana Maria Machado (CLP / FLUC)
A viagem de Leonor de Portugal a Roma – imagens de um itinerário.

Ana Sousa Martins (CLUNL / UNL)
Fundamentos linguísticos na análise (não necessariamente linguística) de textos sobre viagens.
11.15-12.30h

Teresa Leonor Vale (IHA / FLUL)
De Lisboa a Roma: a viagem e a estada romana do embaixador D. Luís de Sousa (1675-1682) e seus contributos para a constituição de uma coleção de arte.

Paulo Silva Pereira (CLP / FLUC)
As aventuras do Chevalier de S. Clément. Diplomacia e sociabilidade intelectual na viagem a Itália de Francisco Manuel de Melo.

Pausa para almoço
14.30h-15.30h

Ana Leal de Faria (FLUL)
Duas viagens a Roma: uma embaixada de obediência e outra de desobediência. «Aquela por um Marquês, esta por um Bispo».

Sebastião Pinho (FLUC)
Uma viagem luso-nipónica à Itália de Quinhentos.
16.00-17.30h

André Simões (FLUL)
A viagem no período da Restauração: a embaixada de Sousa Coutinho.

Sara Augusto (CLP / FLUC)
«Ó sete montes sagrados». Missões religiosas a Roma.
18h: Encerramento

Nessun commento: