O colaborador e amigo do Instituto Português em Roma, Nuno Costa, escreveu e publicou em Portugal um interessante artigo sobre o último concerto que se fez na igreja nacional de Santo António dos Portugueses no passado dia 10 de Dezembro de 2008, que temos a grande alegria de aqui publicar com a autorização do autor. Muito obrigado e muitos parabéns!
Foi em Roma, na igreja de Santo António dos Portugueses, que o organista Giampaolo Di Rosa encerrou o ciclo de concertos encetado pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto. Ciclo de concertos ímpar, ciclo de concertos consagrado à integral de obras para órgão do colossal compositor francês Olivier Messiaen.
«La Nativité du Seigneur» – Neuf Méditations – concerto memorável onde o organista Giampaolo Di Rosa levou um público, algo hesitante a início, a uma meditação profunda, meditação essa onde a natureza de oração, que é inerente às obras deste compositor profundamente católico, foi uma constante ao longo das nove meditações.
Giampaolo Di Rosa abordou a obra de uma forma original, pois com a sua mestria, virtuosismo, conhecimento profundo da obra, naturalmente, e conhecimento do novo e moderno órgão que enriquece a igreja de Santo António, bem como a galeria mundial dos órgãos voltados para o futuro mas com o devido respeito por uma tradição secular, fez-nos ouvir um Messiaen que convidava a uma interpretação extremamente inventiva, onde a riqueza dos timbres, que o magnífico instrumento dispõe, apelavam a uma apresentação peculiar, ao mesmo tempo sinfónica e majestosa, subtil e delicada e que Giampaolo Di Rosa soube dominar e expor.
No final do concerto o Maestro Di Rosa foi convidado a improvisar. Os temas foram “Senhora nós vos louvamos” do insigne Manuel Faria e “Salve Regina”; mais uma vez a exaltação do órgão foi uma constante. O esplêndido virtuosismo e sensibilidade de Giampaolo arrebataram todos aqueles que se deslocaram à igreja de Santo António, terminando assim uma bela noite de Música, uma noite onde Olivier Messiaen completou cem anos, cem anos de riqueza e beleza para a Humanidade.
Nuno Costa, 12 de Dezembro de 2008
VER blog de Nuno Costa
VER também
Nessun commento:
Posta un commento