martedì 12 maggio 2015

La parola allo studente: Ivana Bartolini, "A lambada"

Pedimos a um grupo de alunos que pensasse nos grandes sucessos musicais dos anos '80 e fizesse uma composição sobre o tema. A Ivana Bartolini, aluna, amiga e colaboradora deste blogue desde sempre, relembrou a "lambada" brasileira. Obrigado, Ivana!


Escolhi a canção dos Kaoma “Lambada” porque me lembra uma estadia que fiz no Verão de 1989 no Brazil e que foi particularmente feliz.

Era Dezembro e aquele Verão foi muito quente.

A música estava  por todo o lado: uma maravilha!

Uma canção roubou a minha atenção: a lambada.

Decidi ir a uma escola de lambada, porque queria aprendê-la e assim fiz. Havia  pessoas de diferentes países e decidi dar início ao curso.

Bailava cada manhã e cada noite. Convenci os meus amigos de viagem a voltar ali e foi assim que, depois um mês, voltámos  para Itália com a lambada no físico e no coração.

Os Kaoma era um grupo musical francês constituído por de 5 músicos e dois bailarinos.

O grupo alcançou popularidade de 1989, quando publicou “Lambada” que teve um poderoso êxito no mundo inteiro e tornou-se  um clássico dos bailes latinos-americanos.

A canção foi na realidade  o plagio dum trecho intitulado Llorando se fué, que foi escrito muitos anos antes do grupo boliviano Los Kjarkas.

Em 1990 os Kaoma participaram no Festival de Sanremo, cantando uma suas versão de “Donna con te” que cantou  também  Anna Oxa.

A Lambada ficará sempre no meu coração com  o “tormentone” do Verão de 1989!

Ivana Bartolini

Nessun commento: