lunedì 23 maggio 2016

ANNA TRACAGNI: “Nada se perde tudo se transforma”



A nossa aluna ANNA TRACAGNI escreveu este interessante texto sobre a reciclagem do lixo - tema debatido nas últimas aulas - que quis também partilhar com os leitores do blogue. Foi também ela quem escolheu as imagens que o ilustram. Muito obrigado, Anna e muitos parabéns!



Ontem em Lisboa havia a inaguração da “Fábrica da reciclagem”. Perto da LX Factory, um grupo de jovem protugueses, depois da requalificação de um pavilhão abandonado que lhe foi confiado pela Câmara Municipal de Lisboa, abriu um novo ponto de recolha do lixo. A Fábrica não é só um ponto  da reciclagem, todas as pessoas podem trazer os seus lixos e reciclar sozinhos.



Assim é possivel ver como, no mesmo espaço, latas de bebida e tampas de alumínio e aço podem tornar-se jóias e peças de bicicleta; garrafas de plástico tornam-se lampadas e copos.
O lixo que se torna em objetos pode ser levado para casa ou dado à loja da Fábrica, que vende os objetos e com o dinheiro ganho começa outras actividades da reciclagem.
A ”Fábrica da reciclagem” acolhe também um pequeno museu da reciclagem, por isso há muitas esolas que  começaram a trazer os estudantes ali para conheçer o mundo da reciclagem. 


 - “Não acredito che haja ainda pessoas que não consideram a reciclagem como uma solução verdadeira para muitas problemas” - diz João, um dos fundadores da Fábrica - “ Com a Fábrica é possível ver na prática que o lixo não morre no caixote do lixo, mas pode ser um outro  objeto útil. É importante sobretudo a presença do museu na Fábrica, as informações são aquelas que mais faltam no mundo da reciclagem! Portanto com a “Fábrica da reciclagem” queremos que as pessoas sejam mais informadas!”

ANNA TRACAGNI

Nessun commento: