venerdì 13 maggio 2016

ROBERTA ZEZZA: A Emigração: ontem como hoje … ontem diferente de hoje?



Texto de extraordinária lucidez e sensibilidade é aquele que nos traz hoje a nossa aluna ROBERTA ZEZZA, a quem muito agradecemos ao publicar este texto que quis dividir com os nossos leitores.



Museu de imigração de Ellis Island, Nova Iorque

Quantos pensamentos na palavra “emigração” e todos muitos tristes. 

Ontem como hoje? Acho que não. Ontem o mundo era muito menos povoado e sem globalização. As pessoas moviam-se com dificuldade para outros países em busca de condições de vida melhores – como hoje em dia – e encontravam-nas. No principio do século passado milhões de europeus (alemães, irlandeses, galegos, portugueses e, é claro, italianos) emigraram para as Américas e Austrália. Só a minha família tem parentes em várias partes dos Estados Unidos, do Canadá, da Venezuela, do México e da Austrália. Todos encontraram trabalho, tiveram filhos e uma boa vida. Mas isso aconteceu depois de muito tempo. No principio para eles era tal como descrito acima na foto que fotografei no Museu de Imigração de Ellis Island em Nova Iorque, e tal como nos contavam os nossos parentesno Canadá: cruel e doloroso. 

Esta fotografia sempre me chamou a atenção. Ontem diferente de hoje? Talvez as pessoas venham para a Europa porque pensam que “as ruas são cobertas com ouro”. Ao chegarem aqui descobrem que não é assim e isso é verdade hoje como ontem. Mas os problemas de hoje são diferentes. O mundo é muito mais rico, mas a riqueza está nas mãos de poucas pessoas. Além disso, muitas destas pessoas agora fogem não só da pobreza, mas também das guerras. E no entanto estão dispostos a fazer qualquer coisa, até pagar criminosos para morrer em pequenos barcos no meio do Mediterrâneo. E o que é que a Europa está a fazer? A Europa gostaria de entregar o Prémio Nobel da Paz às ilhas de Lampedusa e Lesbos, porém fecha as fronteiras, aumenta os controlos e os governos – e os povos – dos vários países estão tornando-se cada vez mais racistas.

ROBERTA ZEZZA

Nessun commento: