giovedì 15 marzo 2018

Ainda Celeste...

Celeste Rodrigues e Carlos do Carmo no Town Hall de Nova Iorque a 7 de abril




https://www.dn.pt/lusa/interior/carlos-do-carmo-e-celeste-rodrigues-atuam-juntos-em-abril-no-town-hall-de-nova-iorque-9074239.html
 

Carlos do Carmo atua no dia 07 de abril, no Town Hall, em Nova Iorque, um espetáculo em que a convidada especial é Celeste Rodrigues, anunciou a sala norte-americana.

A atuação dos dois veteranos fadistas realiza-se no âmbito do II Festival do Fado em Nova Iorque e, nas duas noites anteriores, sobe ao mesmo palco Ana Moura.

Para a sala nova-iorquina, "não há outra voz no fado como a de Ana Moura". "A sua voz requintada percorre livremente a tradição portuguesa, piscando o olho elegantemente à pop, alcançando resultados impressionantes", afirma a Town Hall.

O II Festival do Fado de Nova Iorque acontece de 23 de março a 07 de abril e, além de Carlos do Carmo, de 78 anos, distinguido com um Grammy Latino de Carreira, em 2014, e Celeste Rodrigues, de 94 anos, atuam Ricardo Ribeiro, no dia 24 de março, no Schimmel Center, António Zambujo, no dia 29 de março, no átrio do Lincoln Center, e Lula Pena, no dia 29 de março, no Schimmel Center.

Sobre o espetáculo de 07 de abril, que encerra o festival, a Town Hall afirma que "é uma noite histórica para o fado, quando os mais famosos artistas de Portugal, Carlos do Carmo e Celeste Rodrigues, se apresentam pela primeira vez" nesta sala.

A sala nova-iorquina refere-se a Carlos do Carmo como "uma lenda viva desta tradição icónica portuguesa", aponta o criador de "Canoas do Tejo" como "a principal voz masculina do fado".

Carlos do Carmo é "um mestre de música incomparável", lê-se na apresentação do festival, que realça o modo como o seu "domínio vocal exemplifica o anseio, o amor não correspondido, a solidão e a esperança otimista para o futuro, que definem o fado".

"O outro tesouro vivo de fado, Celeste Rodrigues, irmã mais nova da lendária Amália Rodrigues, encarna a saudade do fado", afirma a sala.

Celeste Rodrigues, criadora de êxitos como "A Lenda das Algas", um original de Laerte Neves, participou no ano passado na maratona fadista d'A Mesa de Frades, em Lisboa, e faz parte do elenco do filme "Alfama em Si", de Diogo Varela Silva, que tem estreia prevista para este ano.

Carlos do Carmo e Celeste Rodrigues serão acompanhados pelos músicos José Manuel Neto, na guitarra portuguesa, Carlos Manuel Proença, na viola, e Daniel Pinto, na viola baixo.

Nessun commento: