mercoledì 7 aprile 2010

Marzia Cestra: Comentário a "Tráfico" de João Botelho

A actriz Rita Blanco, a Mãe de uma família desastrada em Tráfico.


Na passada quinta-feira, durante a aula, foi projectado o filme "Tráfico" (1998) de João Botelho. Segue o comentário que a nossa aluna Marzia Cestra fez das primeiras cenas do filme.








Este parece um filme trágico, ainda que muitas cenas tenham relevos cómicos, e cada personagem pareça honesto, tal como a família que vou descrever.
De facto, esta família, (não pobre, mais normal) conhece a fortuna por acaso. Eles tornam-se ricos graças ao filho que, na praia, descobre dinheiro enterrado na areia, que os seus pais de noite irão buscar.
Deste modo a família obtém uma fortuna inestimável e, desde esse momento, riquíssimos, adquirem jóias, novas roupas e também uma casa nova e luxuosa.
Luxo é a palavra de ordem, mais por pouco tempo.
Rapidamente a polícia descobrirá a família, quando se está a decidir a mobília da nova casa. Só o marido terá (aparentemente) bom êxito conseguindo escapar.
Esta família vivia melhor quando tinha poucas coisas, mais a felicidade interior!...
A felicidade material, como se vê neste acaso, muitas vezes ofusca a mente e não permite ver os valores importantes da vida como a saúde, a amizade e a família. O dinheiro cria só uma felicidade aparente e efémera!



MARZIA CESTRA





VIDE ficha do filme in
http://www.amordeperdicao.pt/basedados_filmes.asp?filmeid=194

Nessun commento: