venerdì 21 maggio 2010

"Dar tempo ao tempo" por Maria Paola Satolli

Desenho de Sarah Affonso.

Uma reflexão sobre o tempo, os modos com que o povo se lhe refere e o seu valor nas nossas vidas. Uma bela composição da nossa aluna Maria Paola Satolli, a quem muito agradecemos.


Dar tempo ao tempo. Mas o que quer dizer isto verdadeiramente? Significa talvez esperar? Esperar que o tempo siga o seu curso, e ficar sem fazer nada? Ah, que pergunta difícil!
Ás vezes tudo o que podemos fazer é esperar, porque as coisas não dependem de nós. Mas outras vezes temos de agir, e não esquecer que só temos uma vida e que é necessário frui-la da melhor maneira.
Muitas vezes a nossa espera é acompanhada por um estado de ansiedade, de preocupação: por uma chamada, por uma notícia, por um resultado. E como não podemos cortar o tempo, só podemos tentar consagrá-lo às actividades de que gostamos mais.
A gente diz que o tempo é o melhor remédio para a dor - um amigo que nos ajuda a superar as dificuldades e as desilusões.
E ainda quantos modos de dizer há sobre o tempo!
“Quem tem tempo, não espere pelo tempo!”, “O tempo é dinheiro”, “O tempo é bom conselheiro”, e muitos mais.
Eu estou de acordo com todos aqueles que põem em relevo a importância do tempo, e sou mais da escola “Cada coisa tem o seu tempo”. Acho que quanto mais esperamos por qualquer coisa, mais ela virá atrasada.
Como dizia uma canção dos Beatles, Let it Be, deixa que seja. Mas depois, Carpe Diem, apanha o instante.
Sim, demos tempo ao tempo.

MARIA PAOLA SATOLLI

Nessun commento: