Convidámos alguns alunos de
Português do nível avançado para escreverem, livre e criativamente, sobre um
tópico genérico: a máscara.
Eis o texto da ROBERTA PUCCI, a
quem muito agradecemos!
A primeira vez que se encontra a definição de “Comédia da
arte” é em 1750 na comédia “O teatro cómico” do Carlo Goldoni.
De facto, a comédia da arte, que nasceu na Itália no
século XVI, teve muita popularidade até a metade do século XVIII, anos em que
Goldoni fez uma importante reforma da comédia.
Não era um geenro de representação teatral, mas uma
maneira diferente de produção dos espectáculos, que se baseavam nos
“canovacci”; de facto não havia textos escritos.
Na comédia da arte os atores improvisam as próprias partes
e usam máscaras.
Uma destas é o “Zanni”, um dos personagens mais antigos da
comédia da arte, tanto que ao princípio este tipo de comédia era definida
também “a comédia dos Zanni”
Este personagem é muito ligado à terra e à vida dos
campos; símbolo do carácter bruto dos camponeses.
Há dois tipos de Zanni: aquele do servo astuto e veloz e aquelo
do servo estúpido e lento.
O primeiro é geralmente muito hostil e violento e nas representações
prega partidas ao patrão e aos interlocutores; a sua máscara tem um nariz curvo
e aguçado.
O segundo tipo é completamente diferente; é muito
ignorante e estúpido; lamenta-se sempre das circunstâncias e tem a “habilidade”
de gerar equívocos com o patrão.
A sua postura é dobrada e os movimentos são lentos. A sua
máscara tem um nariz adunco e recurvado.
Da máscara e da caracterização do Zanni nascem muitos dos
personagens da comédia que todos conhecemos, como o “ Pantalone” e o “Arlecchino”.
ROBERTA
PUCCI
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