mercoledì 31 gennaio 2018

A MÁSCARA: Giulia Mattei



Convidámos alguns alunos de Português do nível avançado para escreverem, livre e criativamente, sobre um tópico genérico: a máscara.
Eis o texto da GIULIA MATTEI, a quem muito agradecemos!



O tema da “máscara” e do teatro como representação da realidade é um dos temas mais antigos da literatura e da filosofia mundial, em várias épocas.
O homem que usa a máscara tenta esconder-se e privar-se da própria personalidade para parecer diferente. Ele fragmenta a própria imagem acabando por ser ninguém.  Então, hoje em dia, usar uma máscara, pode significar ter medo de mostrar-se a si próprio, quase mentir, como se fosse impossível conhecer a pessoa atrás da máscara.
Na verdade, a palavra “pessoa” vem do greco “pròsopon” que significa máscara: o teatro grego era a máxima rapresentação da realidade, o lugar onde poder descobrir e apreciar a natureza humana. Esta muda continuamente e mostra-se diferente consoante a situação.
Por isso acho que usar uma máscar não é sempre mentir, mas pode ser um sinal de profundidade de emoções. Pode também ajudar a conhecermo-nos melhor, graças às circustâncias em que preferimos “parecer” mais do que “ser”.

GIULIA MATTEI

Nessun commento: