mercoledì 25 febbraio 2009

Morte do Escultor Lagoa Henriques


"O grande problema do nosso tempo é conciliar a técnica com a ética, a estética e a poética" (Lagoa Henriques)

O Presidente da República Portuguesa referiu-se-lhe como um mestre que "marcou gerações de artistas de quem foi professor, sendo mesmo responsável por uma mudança importante na forma como a escultura é ensinada em Portugal", e como um artista com "uma vasta obra na escultura, no desenho, mas também na poesia" (Lusa). Nas palavras de Mário Soares (Diário de Notícias, 24.02.09), seu “amigo e fiel admirador”, Lagoa Henriques era um “Homem de imensa cultura e de extrema elegância no convívio. Deixa muitas saudades”.

O Mestre Lagoa Henriques faleceu a 22 de Fevereiro, aos 85 anos, "um homem fascinado pelas artes e que conseguiu transmitir aos alunos qualquer coisa de dinâmico e válido” para o escultor João Cutileiro (Lusa).

Lagoa Henriques (nascido em Lisboa a 27 de Dezembro de 1923) foi o autor da celebérrima estátua de Fernando Pessoa, na esplanada do Café Brasileira, no Chiado, em Lisboa, e de uma vasta obra poética, teórica, artística no senso mais lato do termo.

O que poucos sabem é que ele viveu em Roma cerca de um ano, bolseiro do Estado Português, frequentando a Accademia Nazionale delle Belle Arti (onde foi aluno de Marino Marini) e tendo estado instalado no Instituto Português de Santo António entre Abril de 1955 e Junho do ano seguinte. Daqui partiu para viagens de estudo por toda a Itália, mas também pela Grécia e até Egipto. No fim da sua estadia, deixou como recordação, um estudo para uma cabeça feminina que se conserva entre o acervo artístico do IPSAR.


O Instituto Português de Santo António em Roma, na pessoa do seu Reitor, Monsenhor Agostinho da Costa Borges, une-se ao luto da família e dos amigos de Lagoa Henriques.

in
http://www.ipsar.org/modules.php?name=News&file=article&sid=33

VER também
http://www.lagoahenriques.com/

Nessun commento: