lunedì 2 febbraio 2009

"Lisboa", de Ivana Bartolini


Ivana Bartolini, estudante de Português e grande amante da cidade de Lisboa, foi uma dos alunos que viram este domingo de manhã Lisboa, no programa exibido pela RAI, e anteriormente noticiado em Via dei Portoghesi. Aqui estão as poéticas evocações que Lisboa lhe sugeriu e sugere: obrigado e parabéns!


Esta manhã, à hora do pequeno-almoço, vi na televisão um documentário sobre a capital de Portugal: Lisboa! Foi um belo despertar para mim, porque gosto muito desta cidade.

O programa foi só cerca de meia hora. Com certeza não foi suficiente para falar duma cidade, mas bastante para encantar mais uma vêz quem, como eu, ama Lisboa e quem ainda não a conheça.

Em frente dos meus olhos passaram imagens de ruelas, escadas, praças, igrejas, azulejos, monumentos, gaivotas e do rio Tejo que abraça a cidade toda.

Passaram também as imagens de Sintra, que foi a residência do Verão da família real. Ali não há a luz de Lisboa, só a cor cinzenta do nevoeiro. Todavia Sintra é igualmente encantadora, misteriosa e mágica.

Um pouco de historia, o fado de Amália e a voz de Mafalda Arnauth fecharam o programa.

Acho que voltar a Lisboa é como reencontrar um amor perdido que está lá sempre à nossa espera.


IVANA BARTOLINI

2 commenti:

Unknown ha detto...

Scrivo in italiano, peço desculpa..
Ho visto anch'io il programma e sono rimasta incantata..le immagini erano eloquenti, il cielo blu di Lisbona e la nebbia fitta attorno ai bastioni del castello dei Mori di Sintra mi hanno riportato indietro nel tempo.

Costanza ha detto...

Ivaninha,
Lisboa está com saudades tuas e a tua sobrinha também. Vem para cá:-)
Beijinhos e até breve,
Costanza