mercoledì 11 marzo 2009

"O Sul de Portugal" de Ivana Bartolini


A nossa aluna Ivana Bartolini envia-nos um texto sobre as suas férias no sul de Portugal, que aqui publicamoes, esperando que outros alunos lhe sigam o exemplo e nos continuem a enviar os seus textos, participando activamente na manutenção deste blog.

Obrigado, Ivana!

Férias no Sul de Portugal

Porquê o sul de Portugal? Sou uma pessoa que gosta muito deste País e no próximo Verão quero ir ao sul de Portugal. Já estive lá há muitos anos atrás e lembro-me duma região magnífica com praias desertas e ricas de flores. Mas era um outro tempo quando o “turismo de massa” não o tinha ainda chegado.
De facto tenho medo de encontrar uma realidade completamente diferente e de ficar desiludida. Lembro-me que a região do Alentejo tinha grandes planícies e grandes árvores. As suas aldeias eram cheias de tradicões e de flores durante a Primavera. Estar naqueles lugares era como estar num oásis, de tão tranquilo e calmo. Deu-me muita energia e fiquei encantada pelo seu fascínio.
Não posso esquecer Évora – a cidade museu -, Estremoz, Monsaraz. O vento era uma constante como também a luz. A luz punha em relevo o branco iluminado das casas.
Depois cheguei ao Algarve. Vi Sagres, cidade antiga situada na extrema ponta ocidental onde Henrique O Navegador fundou no séc. XIV a base naútica de onde partiram as grandes expedições.
Hoje o Algarve é meta dum turismo seleccionado, mas espero encontrar a mesma atmosfera da primeira vez. Esta é a minha expectativa. Uma expectativa de voltar para Itália com uma riqueza maior que Portugal me oferece a cada viagem.
Vou fazer esta viagem com uma amiga conhecida há pouco tempo. É uma mulher da Itália do norte e portanto entendemo-nos muito bem: temos os mesmos ritmos de vida; às vezes acham que somos irmãs. Provavelmente o nosso aspecto físico é parecido, temos a mesma idade e temos muitas coisas em comum.
Gostamos de cinema, teatro, música, arte, etc. Já fizemos algumas viagens juntas e tudo correu bem. Acho que é porque o nosso “ontem” faz parte de ontem e cada uma de nós respeita a outra sem fazer perguntas, mas só para fazer este caminho com a mesma curiosidade pela vida e com o mesmo entusiasmo como se fosse sempre a primeira vez.
IVANA BARTOLINI

1 commento:

Costanza ha detto...

Querida Ivaninha,
os teus textos são maravilhosos. As tuas descrições deixam as pessoas com uma grande vontade de viajar. Pelo menos eu já decidi a proxíma viagem...: ALGARVE;)
Beijinhos,
Costanza.