mercoledì 26 maggio 2010

"Bento XVI valorizou língua portuguesa" - Octávio Carmo (Ecclesia)


Artigo de Octávio Carmo, da Ecclesia, em Roma, disponível em:


Bento XVI valorizou língua portuguesa

Bento XVI tem valorizado o português nas suas intervenções públicas, posição vista como um estímulo por quem promove a nossa língua

Para o Reitor do Instituto Português de Santo António em Roma (IPSA), Mons. Agostinho Borges, com o actual Papa há mais intervenções em língua portuguesa, respondendo assim a um anseio antigo.
“A língua portuguesa entrou nas audiências, no Angelus. Os peregrinos que se deslocam ao Vaticano são anunciados em português e já não em espanhol”, disse.
Em Novembro de 2009, Bento XVI introduziu uma novidade na sua audiência pública das Quartas-feiras, passando a apresentar uma síntese em português da sua intervenção central, em italiano, à imagem do que já fazia em francês, inglês, alemão e espanhol.
Mons. Agostinho Borges diz que houve “muita insistência” para que fosse dado mais espaço à língua portuguesa e mostra-se satisfeito pela decisão do Papa.
No mesmo sentido se pronuncia Francisco de Almeida Dias, docente da cátedra “José Saramago” na Universidade de Roma Tre, para quem as intervenções de Bento XVI em português servem como “alerta” e marcam a diferença.
Quando o Papa fala na nossa língua, acrescenta, há um “estímulo” para quem a estuda noutro país, porque se consegue perceber a “importância” da mesma.
Nesse sentido, Francisco Dias considera que a visita de Bento XVI a Portugal, de 11 a 14 de Maio, será “muito importante”, como foi, anteriormente, “a ligação de João Paulo II a Portugal e a Fátima”, em especial.
A comunidade portuguesa não se está a mobilizar para acompanhar em conjunto a viagem, dado que ela coincide com os dias habituais de trabalho dos emigrantes.
O reitor do IPSA entende ser natural que assim aconteça, mas tal não significa um menor “contentamento” com a presença do Papa em Portugal.
Mons. Agostinho Borges acompanhou o então Cardeal Joseph Ratzinger ao nosso país em 2001 e recorda que este se mostrou sempre muito interessado em conhecer a história da nação, para além de revelar apreço pelo famoso Vinho do Porto.
Bento XVI visitou já dois países lusófonos, Brasil (2007) e Angola (2009), tendo ainda proferido vários discursos a bispos de países de língua oficial portuguesa.
A sua 15ª viagem ao estrangeiro, primeira a Portugal, tem passagens marcadas por Lisboa, Fátima e Porto.

Nessun commento: