lunedì 26 novembre 2012

A palavra ao estudante... EVA LACORTE: "Grisù, o dragão bombeiro"


O Bombeiro

Quando eu era menina, gostava de ver um desenho animado que se chamava Grisù. O Grisù era um dragão pequenino pequenino que discutia sempre com o seu pai porque o seu desejo era o de tornar-se um bombeiro!

Então ele aandava altivo com o seu capacete e a sua mangueira apagando todos os incêndios que encontrava pelas ruas. Desta maneira o seu pai zangava-se muitíssimo, porque ia contra a sua natureza de dragão e não podia aceitar a escolha do filho.
Eu adorava a bondade do Grisù e a força que tinha para continuar a ser o que ele desejava apesar da vontade do seu pai. De facto, graças a este pequeno, corajoso dragãozinho eu também queria tornar-me uma bombeira, boa e corajosa. Lembro vividamente que quando o disse aos meus pais: eles riram muito, não para fazer pouco de mim, mas com ternura e orgulho. É necessário ser não só corajoso, mas também altruista para fazer um trabalho como este.

Talvez por isto na América, por exemplo, os bombeiros são considerados como heróis - e todos sabemos quanto os americanos gostam dos heróis. Em Itália acho que é um pouco diferente, talvez porque não acreditamos nos heróis e no altruísmo desinteressado e sempre somos suspeitosos. Depois há também uma imagem muito erótica que recobre os bombeiros... Não sei porquê, de facto há bombeiros feios e gordos e nada sensuais! Mas além deste parêntese, em Itália respeitamos o trabalho deles, como respeitamos todos os trabalhadores honestos.
 
EVA LACORTE

Nessun commento: