lunedì 12 gennaio 2015

José Sasportes faz doação da sua biblioteca ao Museu do Teatro

Nome importante della cultura portoghese e molto legato all'Italia, il Prof. José Sasportes è ora notizia per la donazione che farà del suo patrimonio bibliografico al Museo Nazionale di Teatro, a Lisbona.


José Sasportes faz doação da sua biblioteca ao Museu do Teatro

Na próxima quarta feira ,dia 14, ao meio-dia , em acto público, vai ser assinado no Museu do Teatro um protocolo que formaliza a doação da biblioteca e do espólio documental referente à arte da dança pertencente a José Sasportes.
José Sasportes tem vindo a contribuir ao longo das décadas para o reconhecimento e a valorização da dança e da sua história, tendo reunido um fundo documental e uma biblioteca provavelmente únicos em Portugal, pelo que esta doação constitui um importante contributo para o enriquecimento  do Museu.
Esta  doação reforça a vocação do Museu do Teatro para ser também um museu da dança, beneficiando já de diferentes espólios. O gesto de José Sasportes é, neste sentido, uma demonstração de reconhecimento e de confiança no trabalho da instituição.
José Sasportes foi crítico de dança, director da Escola de Dança do Conservatório Nacional, e director do Serviço Acarte da Fundação Gulbenkian. Em 1970 publicou a primeira “História da dança em Portugal” e em 2013 a coordenou a publicação da primeira “Storia della Danza Italiana”. Em 1980, lançou a revista de estudos “La Danza Italiana”, que ainda hoje dirige. Em 2012, a Associazione Italiana per la Ricerca sulla Danza (Airdanza) promoveu-lhe uma homenagem com a publicação do volume “Passi, tracce, percorsi .Scritti sulla danza in Omaggio a José Sasportes”, com a participação dos melhores especialistas internacionais.
Foi Ministro da Cultura e Presidente da Comissão Nacional da Unesco.
O protocolo será assinado pelo Director-geral da Direcção Geral do Patrimonio Cultural,  pelo director do Museu do Teatro, e por José Sasportes, na presença do Secretário de Estado da Cultura, dr. Jorge Barreto Xavier.

Nessun commento: