lunedì 30 luglio 2018

Angela De Chirico sobre o concerto de Teresa Salgueiro em Roma

Amiga de Portugal e estudante de português, ANGELA DE CHIRICO envia-nos este seu texto sobre o concerto de Teresa Salgueiro em Roma, que teve lugar no sábado passado e que Angela descreve como "una serata fantastica e lei incantevole".
Obrigado, Angela!



Uma noite maravilhosa, ontem, na "Casa del Jazz" em Roma.

A cantora Teresa Salgueiro encantou o público com a sua voz única. Ela apresentou o seu novo disco que se chama "O horizonte",  canções que às vezes se tornam poemas. 

Falou com as pessoas presentes em Italiano, mostrando muita disponibilidade e sempre a sorrir.

No começo do concerto cantou algumas músicas do seu último disco. Eu lembro-me de "O vento", tema que ela explicou com as tantas vozes que o vento e o mar levam com eles, vozes do passado e do presente. Depois  "Cidade" que fala dos riscos duma  economia que confia no consumo contínuo  e acrítico.

Uma outra canção com um significado muito profundo foi  "Êxodo" sobre as pessoas que têm de fugir da suas próprias terras de origem e sobre o problema da aceitação dos povos, um problema muito atual.

Depois ela cantou algumas musicas de Amália Rodrigues e algumas dos Madredeus, o grupo musical português com o qual ela cantou por vinte anos.

Um momento muito emocionante foi a execução da peça musical de Violeta Parra "Gracias a la vida" e a trilha sonora do filme "Capitães de Abril" sobre a Revolução dos Cravos. Ela disse que temos de nos lembrar que a liberdade conquistada pode tomar-se liberdade perdida e que é nossa responsabilidade nutrir os direitos humanos.

Eu acho que a Teresa é maravilhosa. Imperdível.

ANGELA DE CHIRICO


1 commento:

Lisananda ha detto...

Também eu estive ali no sábado passado, foi uma noite inesquecível, a Teresa é uma artista encantadora e possui uma graça imensa!
Obrigada Angela! Annalisa