venerdì 3 aprile 2009

8 e 1/2 - Festa do Cinema Italiano


http://www.festadocinemaitaliano.com/
http://festadocinemaitaliano.blogspot.com/

Este ano, a associação cultural Il Sorpasso em co-produção com a La Cappella Underground, apresenta a 2 ª edição de 8 ½ Festa do Cinema Italiano. Após a excelente recepção com a qual, no ano passado, foi acolhido em Portugal o primeiro evento completamente dedicado à cinematografia italiana, em 2009, Il Sorpasso dá continuidade ao projecto com renovada vontade e dedicação.
Com o mesmo standard de qualidade da passada edição, 8 ½ Festa do Cinema Italiano propõe-se, este ano, a enriquecer a oferta cultural, com uma programação mais completa e com uma melhor comunicação com o público e entidades locais, através de uma renovada campanha promocional. O nosso objectivo é o de exibir obras de difícil acesso, lado a lado com reconhecidos sucessos da cinematografia italiana, na esperança de que este evento possa ser uma importante montra do cinema de autor.
Para além disso, será também dedicado um espaço aos intercâmbios entre Itália e Portugal, não só a nível cinematográfico mas a diversos níveis, com concertos, exposições e outros encontros que valorizem esta ligação.
Em 2009, 8 ½ Festa do Cinema Italiano penetra mais profundamente ainda no tecido cultural da capital portuguesa, apostando numa maior relação com os outros festivais da cidade. A segunda edição da Festa do Cinema Italiano apresenta-se agora a nível nacional, com uma parte dos filmes a serem projectados no Porto. Também está confirmada a frutuosa colaboração com a Embaixada da Itália em Portugal, com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e com a Cinemateca Portuguesa, que alojará e apoiará o festival, co-produzindo uma retrospectiva do cinema da Sardenha.
A variedade do património cinematográfico italiano, juntamente com o seu sistema produtivo e distributivo, são riquezas a valorizar. Os inúmeros festivais temáticos espalhados por todo o mundo dão uma grande ajuda à difusão e preservação do interesse pelo nosso cinema no estrangeiro. 8 ½ Festa do Cinema Italiano dá, sem dúvida, um contributo muito relevante a este projecto.

Nessun commento: