lunedì 20 aprile 2009

Inspirado em "Capitães de Abril" por Ivana Bartolini


A nossa aluna Ivana Bartolini escreveu acerca da sua emoção pelo 25 de Abril de 1974, recordada através da visão do filme Capitães de Abril, de Maria de Medeiros, no sábado passado, na Faculdade de Letras de Roma Tre. Obrigado, Ivana!



“Aqui do silencio das “gavetas” da Pátria amordaçada
dos peitos desfeitos pelas torturas da PIDE
subiu o clamor da liberdade
floriu Abril”

Hoje, quando vi o filme “Capitães de Abril”, senti a mesma emoção que tinha sentido quando, na televisão italiana, anunciaram o fim da ditadura em Portugal.
Foi na madrugada do 25 de Abril de 1974 que chegou a liberdade. A Revolução dos cravos invadiu Lisboa e em Portugal nasceu um tempo novo, o tempo da liberdade!
Lembro-me que foi como “um raio no céu sereno” e eu, com a minha família, olhámo-nos e sentimos tanta felicidade. Felicidade pela liberdade dum País que estava perto de nós, mas do qual não sabíamos nada. Senti-me tão feliz pelo seu povo que no Verão de 1977 fui a Portugal pela primeira vez. Conheci a sua gente e as belezas naturais do País. Foi amor à primeira vista.
Ainda hoje ali regresso.
Termino com as palavras da Sophia de Mello Breyner:

“Esta era a madrugada que eu esperava
o dia inicial inteiro e limpo
onde emergimos da noite e do silêncio
e livres habitamos a substância do tempo”


IVANA BARTOLINI

Nessun commento: