venerdì 16 ottobre 2009

Continuar "Os Maias": Vilma Gidaro

Miguel Ângelo Lupi, Retrato da Marquesa de Belas, 1874, Museu do Chiado (Lisboa)


Versão nº 4: Vilma Gidaro.
- Que diz o Sr. Pimenta da senhora condessa, Baptista? Ela diverte-se?





Tista não queria responder a esta pergunta demasiado embaraçosa, mas como o senhor Carlos o que perguntava era o que o Pimenta dizia, ele respondeu.
Disse com voz um bocado triste: O Pimenta disse-me: "A senhora Gouvarinho diverte-se, diverte-se muito, e que mais pode fazer a mulher de tal marido? Mas agora nunca se diverte"
Carlos, então, perguntou-lhe, com a língua pastosa de grog, se ele também sabia porque acontecia isso.
O Baptista disse que o Pimenta lhe tinha contado que ela, um dia, há três anos atrás, tinha encontrado de novo um primoseu, mais novo do que ela, o senhor Peter Tompson, que comerciava entre o Porto e Londres e que imediatamente se tinham entendido.
O Pimenta, disse o Baptista, também acrescentou que o primo Tompson era homem generoso, rico e jovem e que ela, todas as vezes que podia sair de casa, ia ao Porto encontrar-se com ele. Que parecia que o único problema entre eles era que o senhor Tompson estava mais tempo em Londres do que no Porto, porque o seu trabalho era quase todo aí.
A senhora Gouvarinho não via isso bem, e depois de dois anos mandou à tábua também a relação deles. Agora ela nunca se divertia, e pior, com esta situação estava deprimida e nunca saía de casa.
Carlos, ouvindo estas palavras, pensou que ele mesmo podia intervir nesta crise e seduzir a bela Gouvarinho.
Deixou de falar com o Baptista, dizendo-lhe que estava cansado e um bocado bêbado e foi deitar-se, achando que aquela era a melhor ocasião para tentar conhecer a condessa e divertir-se também ele.





VILMA GIDARO

Nessun commento: