lunedì 8 febbraio 2010

As mulheres e os livros - por Germana Lardone


A nossa aluna Germana Lardone comenta assim a frase de Agustina no filme de Manoel de Oliveira, Vale Abraão...



“As mulheres não têm de ler … livros” é uma frase provocatória.
Na minha opinião existem dois tipos de discussão: um é o da condição em que se tenta manter as mulheres em alguns contextos e o outro refere-se à lógica da cultura.

Porque é que as mulheres não devem ler um certo tipo de livros?

Ler é saber e o conhecimento é liberdade.
A leitura abre novos conhecimentos e lança em mundos antes desconhecidos, faz reflectir sobre o nosso mundo interior e às vezes é uma simples evasão da dura realidade (por exemplo, uma pessoa que está cumprindo uma pena de prisão ou uma pessoa que vive insatisfeita com a vida que leva: podem escapar com a leitura).

Quando aumenta a consciência e a capacidade de julgar das pessoas que estão numa posição de inferioridade (às vezes as mulheres, os filhos, os subalternos) põe-se em discussão um equilibro e isto é assustador.

Além disso as estatísticas e as nossas próprias experiências dizem que as mulheres lêem mais dos homens e no estudo têm mais jeito que os companheiros...

Aliás, quando não há falta de determinação, ninguém jamais conseguiu impedir que uma mulher atingisse o vértice: há exemplos em todos os campos: literário, científico, artístico, político.

GERMANA LARDONE

2 commenti:

joana ha detto...

este blog faz doer os olhos. Gostava de ler mais mas as cores não ajudam. acho que estou a ficar pitosga.

via dei Portoghesi ha detto...

Espero que a nova escoolha das cores facilite a leitura...