lunedì 12 dicembre 2011

Lançamento do n. 6 da Revista Estudos Italianos em Portugal


Lançamento do n. 6 da Revista Estudos Italianos em Portugal

pela Prof.ª Doutora RITA MARNOTO

docente de Literatura Italiana, Linguística Italiana e Tradução na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, de Escrita e de Arte Contemporânea no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra e Directora do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da mesma Universidade

Seguir-se-á um concerto para guitarra clássica

"Quando Mazzini suonava la chitarra" pelo M.º MARCO BATTAGLIA



O Sexto número da revista Estudos Italianos em Portugal coincide este ano com as celebrações do Aniversário dos 150 anos da Unificação italiana. Para o nosso Instituto de Cultura, concluir os eventos e as múltiplas manifestações dedicadas à Unidade de Itália, com a apresentação deste novo número, significa homenagear o esforço de muitos estudiosos que contribuíram para a realização da revista, focando a atenção sobre os aspectos comparativos das histórias de Itália e de Portugal, num momento tão importante da construção dos Estados Nacionais da Europa.

Marco Battaglia, especialista da música do séc. XIX que interpreta com guitarras originais da época, estudou na Academia Internacional de Música de Milão e diplomou-se, em 1995, no Conservatório da mesma cidade. Desde 1994 desenvolve uma intensa actividade como solista e também com orquestras nos cinco continentes. Tem gravado para a RAI Internacional, tendo efectuado produções discográficas para a MAP e publicações de trechos musicológicos. Fazem parte da sua colecção de preciosos instrumentos históricos uma guitarra pertencente a Giuseppe Mazzini. Em 2008 funda e coordena a direcção artística o ‘800MusicaFestival e do homónimo Ensemble.


Informações

Data: Terça-feira, 13 de Dezembro de 2011

Horário: 19h00

Local: Instituto Italiano de Cultura - Lisboa

Entrada: Lugares limitados. Reserva obrigatória pelo tel. 213884172

Nessun commento: