lunedì 30 aprile 2012

VALTER VECCHIOLI: "O vendedor de CD's"

O nosso aluno VALTER VECCHIOLI escreveu um interessante texto sobre "UMA PROFISSÃO DESAPARECIDA – O VENDEDOR DE CD's"




O que eu agora vou escrever pode ser visto como uma brincadeira. Mas é, com certeza, uma brincadeira polémica, que para mim tem muito sentido. A profissão da qual vou falar é a do vendedor de CD's.

O meu bairro, Ostia, estava cheio de lojas para comprá-los. Havia, acho, seis lojas diferentes só no meu pequeno bairro. O vendedor, homem conhecedor de músicas e de bandas sonoras, encomendava sempre CD's raros para quem, como eu, não gosta muito da música comercial.

Eu sabia que, quando eu queria achar algo, podia ir a uma dessas lojas e comprá-lo.

Agora só é possível achar CD's nos supermercados ou nos enormes “megastores”, onde não há só CD's ou DVD's, mas também muitas coisas electrónicas, e quem trabalha lá nem sabe quem são os músicos do que eu gosto, então não podem me ajudar na minha pesquisa habitual.

Por que disse que esta composição é polémica? Porque não gosto das razões por as quais o mercado dos CD's morreu assim.

O CD foi matado pelos MP3.

Pois, o MP3, só uma musica em lugar de CD's inteiros, é mais confortável, e é só preciso de um pequeno dispositivo para ouvi-lo.

Mas o CD não era só um grupo de canções, era uma obra. Que tem que ser lida inteiramente, com a sua capa e as suas mensagens, a sucessão das músicas e os sons que em cada música mudam.

E agora isso está a morrer.



Valter Vecchioli

Nessun commento: