venerdì 1 giugno 2012

5 giugno: presentazione dell'opera "Arquivo Secreto do Vaticano: Expansão Portuguesa" nell'Istituto Portoghese di Sant'Antonio.


Il Rettore dell’Istituto Portoghese di Sant’Antonio in Roma, Mons. Agostinho da Costa Borges, sotto il Patrocinio dell’Ambasciata del Portogallo presso la Santa Sede ha il piacere di invitare la S.V. alla presentazione dell’opera in tre volumi

 
Arquivo Secreto do Vaticano: Expansão Portuguesa - Documentação
(coord. José Eduardo Franco)

 
martedì 5 giugno, alle ore 19.00 Salone nobile dell’Istituto Portoghese di Sant'Antonio in Roma. Presiederà S. E. Mons. Carlos de Azevedo, Delegato del Pontificio Consiglio per la Cultura. Interverranno: Prof. José Eduardo Franco, Prof.ssa Mariagrazia Russo, Dott. Joaquim Franco, Dott.ssa Giulia Rossi Vairo.




O Arquivo Secreto do Vaticano, que vulgarmente se considera um dos mais reservados do mundo, é, sem dúvida, um desses templos míticos da sabedoria, com o qual talvez apenas a biblioteca de Alexandria, a maior da Antiguidade, possa rivalizar. Na realidade, aquela que era, afinal, a biblioteca privada do Papa, tem acumulado, ao longo dos séculos, informação única, inédita e preciosa acerca dos dois mil anos de história da Igreja no seu intercâmbio com o mundo dos Homens. Com esta obra em três Tomos pretende-se desvendar uma parcela desse imenso arquivo, revelando documentação desconhecida e referente ao período da Expansão Portuguesa até ao século XX. Preparada por uma vasta equipa de investigadores que durante cerca de década e meia analisou o fundo da Nunciatura de Lisboa patente no Arquivo Secreto do Vaticano, esta obra monumental assume-se como um instrumento de pesquisa essencial para o conhecimento da história, da política, da religião e da sociedade no quadro das relações de Portugal com as vastas regiões do seu Império Ultramarino.



Tomo I - Costa ocidental de África e ilhas atlânticas

Tomo II - Oriente

Tomo III - Brasil


Nessun commento: