venerdì 20 luglio 2012

La Mangani canta a Lisbona con Donegà

Sabato, 28 luglio 2012
liberiria FABULA URBIS
Lisbona




Sábado, 28 Julho ,21h30
RECITAL EX-CURSUS

Isabella Mangani, voz
Stefano Donegà, guitarra

Excurso significa, como a sua matriz etimológica latina excursus, uma excursão, uma divagação do caminho principal.
O hífen no título é um pequeno trocadilho, pois a oportunidade deste concerto nasce mesmo "de um curso" universitário que a cantora está a tirar em Lisboa. Ofereceremos músicas e canções italianas, desde o século XV até hoje, cantadas em italiano e em vários dialectos do sul da Itália.
Isabella Mangani é tradutora e cantora. Começou a fazer as duas coisas em privado, enquanto ainda morava na sua cidade natal, Nápoles. Como alguém dissesse que tinhajeito para ambas, aos 18 anos mudou-se para Forlì, onde frequentou uma prestigiada faculdade de traduçãoe começou a ter aulas de canto.
Em dezasseis anos passou por vários coros (Voyager Gospel Choir, dir. Marco Calcinelli, Coro da Universidade Nova de Lisboa, dir. João Valeriano, Coro de cantos de tradição oral, dir. Lucilla Galeazzi e, actualmente, Dekoro- nb non solo gospel, dir. Bruno Corazza), considerando que cantar em conjunto com outras pessoas é enriquecedor pela alma e pela própria educação musical.
Foi, durante três anos, uma das duas vozes do grupo de música popular Musicimigranti e, no mesmo período, uma das vozes do grupo Fado entre rios, que nasceu de uma ideia do jornalista e professor italiano Carlo Giacobbe e pretendia difundir o fado na Itália.
Desde 2008 que canta em duo com o guitarrista Stefano Donegà e no grupo La 'Ntisa Stesa, quarteto/sexteto cujo repertório varia da música erudita do século XV à música de tradição oral, principalmente italiana mas não só.
Desde 2011 este grupo é residente da peça Il viaggio del brigante (A viagem do brigante), de Antonio Lanera, que continua a apresentar-se em vários teatros italianos.
 
Stefano Donegà, guitarrista e cantor com mais de trinta anos de carreira musical, tendo participado em inúmeras produções com artistas como Ambrogio Sparagna e Lucilla Galeazzi. Violista do grupo La 'Ntisa Stesa, toca também, desde há quatro anos, em duo com a cantora  Isabella Mangani. Interessa-se pela música popular e erudita.
 

Nessun commento: