mercoledì 14 dicembre 2016

PAOLA PARENTE partilha o seu humor, numa carta a um amigo...

PAOLA PARENTE, aluna do primeiro nível de português no Instituto de Santo António, partilha com os leitores do blog o seu sentido de humor neste exercício que foi escrever uma carta a um amigo.
Obrigado, Paola!







Roma, 29 de Novembro de 2016

Querido Tito,
há muito tempo que não tenho notícias tuas.
Como estás? Tu estás bem? 
Certo é que no final deste trabalho os povos africanos vão-te eleger chefe-tribal! Tu mereces isso! Por teres passado mais anos na África que na Itália.
Como é este novo trabalho? É interessante? E trabalhas com pessoas simpáticas? Se penso que todos os dias tu fazes o teu trabalho dentro de um parque nacional de Moçambique, só então eu compreendo o que significa ser invejosa! A verdade é que tenho muita saudade da África. Um dia – mas quando?! – eu espero organizar uma viagem para visitar Moçambique. As fotografias mostram praias longas de areia branca e uma água azul-turquesa, um paraíso!!
Depois desta imagem em cores brilhantes, falar sobre a vida aqui na Itália, com o frio que está a fazer e o aquecimento do prédio sem funcionar, querido amigo, traz depressão!
Eu passo os meus dias sempre a correr. Tenho muitas coisas a fazer e não tenho muito tempo livre. Eu acabo o meu trabalho às 17:00, todos os dias. Três vezes por semana tenho ginástica mas agora, desde outubro, eu estudo o idioma português. Por isso, às vezes, eu não consigo ira ao treino.
Ahiahiahiahiai, muito mal para a minha forma física!!
Quando chego a casa, à noite, às nove, nove e meia, como um rato, eu procuro alguma coisa para comer, buscando dentro do frigorífico e do armário da cozinha. Tenho sorte que o supermercado perto da minha casa, fica aberto 24 horas. Tu lembras-te que não gosto de cozinhar. Mas - está tranquilo - ao fim de semana sempre descanso. Eu encontro-me com os nossos amigos. Estão todos bem. Nós vamos ao cinema ou a um bar e, às vezes, a uma discoteca onde o Claudio è disco-jokey. As ideias não faltam e Roma oferece muitas iniciativas, como tu sabes.
Mas as tuas férias, onde é que tu vai a passá-las? Espero que tu voltes depressa para Itália, para nos divertirmos todos juntos.

         Adeus e beijinhos
    Paola






NOTA DO BLOG: O texto de PAOLA PARENTE faz referência ao Parque Nacional da Gorongosa -  uma área de conservação situada na zona limite sul do Grande Vale do Rift Africano, no coração da zona centro de Moçambique.


Mais informação aqui:


 

1 commento:

Donatella Salvi ha detto...

Complimenti Paola, sei bravissima. Che sicurezza nello scrivere in portoghese.
Se decidessi di fare quel viaggio in Africa, fammelo sapere! Sempre pronta per nuovi orizzonti.
Donatella Salvi