mercoledì 24 maggio 2017

ORA E PRIMA – Exposição de pinturas e desenhos de Teresa Capucho em Roma

 
8 > 17 JUNHO | Galeria do Instituto Português de Santo António em Roma 
Ora e Prima 

Grandes desafios / pequenas contrariedades é o subtítulo dado pela pintora a esta exposição, que consideramos um olhar particular sobre a permanência do feminino na pintura contemporânea.
Teresa Capucho, na sequência de outras exposições de pintura em torno do feminino, interessa-se agora por histórias das mulheres da Bíblia e das heroínas da Antiguidade, como Eva: na pintura Ti piace?, Judite, na pintura Dov’è Oloferne? ou  Dalila na pintura,  Fugge, Dalila
De facto, sob uma perspectiva decididamente feminina, pinta as mulheres e inventa-lhes falas em textos que fazem parte da imagem e sobretudo integra-as num tempo presente. Como se fossem mulheres de hoje, as heroínas exprimem a sua angústia, espontânea e coloquialmente em frases de tragicomédia. A sedução está por detrás destas histórias. Por detrás ainda, o amor ou o ódio.
Com esta exposição no Instituto de Santo António em Roma e também patrocinada pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, reata-se uma tradição de mostra de trabalhos de artistas formados pela instituição que a antecedeu, a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, destacando-se Leopoldo de Almeida e mais tarde Lagoa Henriques que aí deixaram obras de arte. 

Luisa Arruda
Estoril, 15 de Março de 2017 




Facebook Belas-Artes

Site Belas-Artes
http://www.belasartes.ulisboa. pt/ora-e-prima-exposicao-de- pinturas-e-desenhos-de-teresa- capucho-em-roma/

Nessun commento: