venerdì 27 aprile 2018

PROVÉRBIOS PORTUGUESES - Gabriella Montali

Pedimos aos nossos alunos do 3º nível que fizessem pequenos textos ilustrativos de alguns provérbios portugueses - e GABRIELLA MONTALI aceitou o desfaio, escrevendo sobre «TER DOR DE COTOVELO».
Obrigado, Gabriella!



TER DOR DE COTOVELO

A inveja é, provavelmente, a emoção mais frequente entre as pessoas, desde o tempo do Caim. No entanto, a inveja é também o sentimento mais latente e vergonhoso. Todos somos invejosos (pelo menos às vezes!), mas ninguém nunca admitiria este miserável sentimento, apesar de serem pessoas geralmente sinceras. Por isso, provavelmente, os invejosos mais cruéis hoje em dia enchem sobretudo o Web: é ali que podem desabafar toda a sua malvadez, mas quase sempre ficando anónimos. 

A inveja “morde” a pessoa invejosa, como um caruncho rói a madeira: às escondidas, mas implacavelmente. A inveja “morde” nos provérbios de todo o mundo. Numa máxima portuguesa, a inveja “rói” o cotovelo (que “dói”), assim como num provérbio italiano a inveja “morde” o fígado, e numa máxima francesa, de mesma maneira, a inveja é comparada à ferrugem, que morde o ferro. 

Como os seres humanos querem sempre o que não podem conseguir, provavelmente a inveja vai existir para sempre. Pessoalmente, tenho inveja daquelas pessoas que não conhecem a emoção da inveja. Todavia, como é provável que não existam, vale a pena procurá-las!!

GABRIELLA MONTALI

Nessun commento: