venerdì 27 aprile 2018

PROVÉRBIOS PORTUGUESES - Rita Pucci


Pedimos aos nossos alunos do 3º nível que fizessem pequenos textos ilustrativos de alguns provérbios portugueses - e RITA PUCCI aceitou o desfaio, escrevendo sobre «FAZER OUVIDOS DE MERCADOR».

Obrigado, Rita!




FAZER OUVIDOS DE MERCADOR

O Mikhail desejava um cão desde há muito tempo, desde a sua chegada a Portugal há dois anos.
Ele é de origem ucraniana e tem agora dez anos.
Provém de uma família de imigrantes.
O seu pai foi o primeiro da família a deixar a Ucrânia e a viajar para Portugal em busca de um trabalho e de uma vida melhor para ele e a sua família.
Depois de ter arranjado um trabalho nas obras e arrendado um pequeno apartamento na periferia de Lisboa, ele fez chegar a sua mulher e o seu filho Mikhail.
No início, a vida em Portugal foi árdua para toda a família.
A mãe de Mikhail também teve de procurar um trabalho e encontrou-o como empregada doméstica.
Os pais de Mikhail trabalhavam duramente e ficavam fora de casa durante quase todo o dia.
Quanto ao Mikhail, pela manhã, ele ia à escola onde, devido ao seu escasso conhecimento da língua portuguesa, tinha muitas dificuldades em aprender as várias disciplinas e em fazer amigos; pela tarde, ele ficava sozinho em casa durante muitas horas e esforçava-se por aprender o português e fazer os trabalhos de casa.
Um cão ajudá-lo-ia a sentir-se menos só e seria terapêutico para a sua solidão. Mas os seus pais tinham feito sempre ouvidos de mercador e ele já não esperava ter um.
Porém, ontem, o Mikhail levou a caderneta e os seus pais, ao ver as boas notas do seu filho, comoveram-se e decidiram que ele teria um cão.

RITA PUCCI


Nessun commento: