martedì 8 maggio 2018

Comunidade Portuguesa em Viterbo para homenagear Pedro Hispano, o Papa João XXI – 19 de maio



No próximo dia 19 de maio, o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Doutor António Almeida Lima, promove uma homenagem ao único papa Português, Pedro Hispano, com a vinda à cidade de Viterbo de alguns membros da comunidade portuguesa residente em Roma. 

Nascido em Lisboa, provavelmente na segunda década do século XIII, subiu ao sólio pontifício a 20 de setembro de 1276 com o nome de João XXI e foi, pela voz de São Boaventura, colocado no Paraíso de Dante, entre os 12 espíritos da segunda coroa – “Pietro Spano, lo qual giù luce in dodici libelli”(XII, 134-135). A referência dantesca recorda a grande e diversificada obra que tem sido atribuída a Pedro Julião - escritos de natureza médica, filósofica, teológica e matemática, a que teria correspondido também uma profícua atividade académica em diversas academias europeias.

O programa viterbense, antecedido de um encontro com as religiosas do Mosteiro Trapista de Vitorchiano – que em breve irá fundar no norte de Portugal uma comunidade monástica – inicia pelas 10h30 com uma apresentação na Aula Magna do DISTU (Dipartimento di Studi Linguistico-Letterari, Storico-Filosofici e Giuridici) da Università degli Studi della Tuscia. Na imponente igreja medieval do Complexo Monumental San Carlo a Prof.ͣ Doutora Cristina Rosa fará uma breve apresentação sobre a fundação e as atividades desenvolvidas Cátedra Pedro Hispano / Camões IC, de que é responsável, a que se irá seguir uma revisitação de caráter histórico sobre a figura de João XXI, pelo Prof. Doutor Francisco de Almeida Dias. O evento será precedido pela saudação do Presidente da Câmara Municipal de Viterbo, Eng. Leonardo Michelini. Ao meio-dia o Embaixador António de Almeida Lima irá apresentar cumprimentos ao Bispo de Viterbo, D. Lino Fumagalli.  

Da parte da tarde, terá lugar uma visita guiada ao complexo histórico da Piazza de San Lorenzo – catedral, túmulos dos papas (com especial destaque para o cenotáfio de João XXI), palácio papal e museu – organizada pela ArcheoAres, a sociedade de serviços culturais que dinamiza as atividades didáticas e turísticas deste polo monumental e que, operando também em âmbito editorial, projeta para breve a publicação de um estudo atualizado sobre Pedro Hispano.

A jornada de homenagem ao Papa João XXI termina às 17 horas com uma celebração eucarística, presidida pelo Padre Luigi Fabbri, Reitor da Catedral de S. Lorenzo e Vigário-Geral da Diocese de Viterbo.

Nessun commento: