mercoledì 23 maggio 2018

Embaixador Almeida Lima em Viterbo para homenagear Pedro Hispano

Aqui ficam algumas imagens da homenagem ao único Papa Português, João XXI / Pedro Hispano, promovida por S.E. o senhor Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Dr. António Almeida Lima, no passado sábado 19 de maio, na cidade de Viterbo.

Uma iniciativa que contou com a colaboração da Diocese de Viterbo, na pessoa do seu Bispo, S. E. Rev.ma Mons. Lino Fumagalli e na do Reitor da Catedral de S. Lorenzo e Vigário-Geral da Diocese, Don Luigi Fabbri, da Cátedar Pedro Hispano (Camões IC) / DISTU - Università degli Studi della Tuscia, na pessoa da sua responsável, Profª Doutora Cristina Rosa, e da ArcheoAres, sociedade de serviços culturais de Viterbo, na pessoa do Doutor Gianpaolo Serone

Entre a comitiva portuguesa contava-se a Senhora Doutora D. Maria Manuel Durão, Ministra Conselheira da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, e o seu marido Doutor João Terenas, Rev. Mons. Fernando Silva de Matos, Conselheiro Eclesiástico da mesma Embaixada, Rev. Padre José Alfredo Patrício, Reitor do Pontifício Colégio Português, entre outros.


A primeira etapa do dia foi a visita ao Mosteiro Trapista de Vitorchiano – que em breve irá fundar no norte de Portugal uma comunidade monástica.



Pelas 10h30,  na Aula Magna do DISTU (Dipartimento di Studi Linguistico-Letterari, Storico-Filosofici e Giuridici) da Università degli Studi della Tuscia, a Prof.ͣ Doutora Cristina Rosa fez uma  apresentação sobre a fundação e as atividades desenvolvidas Cátedra Pedro Hispano / Camões IC, de que é responsável, a que se seguiu uma pequena apresentação sobre a figura de João XXI, pelo Prof. Doutor Francisco de Almeida Dias. 

Os estudantes: Lorenzo Bernardini, Federico Mossi, Erica Bonucci, Silvia Nocchi, Isabella Krasniqi, Bianca Maria Scipione, Isabella Labellarte, Chiara Lazzaretti e Beatrice Venettilli, com os Embaixadores de Portugal e os Professores.

No campus do Complexo Monumental San Carlo seguiu-se um encontro entre o Senhor Embaixador e alguns dos estudantes de Mestrado que estudam português em Viterbo.


Ao meio-dia o Embaixador António de Almeida Lima encontrou S. E. Rev.ma Mons. Lino Fumagalli no palácio episcopal.

Seguiu-se uma interessantíssima visita à Biblioteca e ao Arquivo Histórico diocesano, onde o Doutor Luciano Osbat ilustrou o grupo acerca dos preciosíssimos fundos documentais e bibliográficos ali conservados.
Depois de um simpático almoço, oferecido por Don Luigi Fabbri no Seminário Maior Diocesano “S. Maria della Quercia”, o grupo foi guiado pelo Doutor Gianpaolo Serone pelo complexo histórico da Piazza de San Lorenzo.
No curso da visita, alguns membros da antiga Sociedade Arqueológica "Pro Ferento" quiseram homenagear S. E. o senhor Embaixador Almeida Lima, conferindo-lhe o título de Sócio Honorário, à semelhança do que tinham feito com o Rei Carlos Gustavo da Suécia.

A jornada de homenagem ao Papa João XXI terminou às 17 horas com uma  oração em frente ao túmulo do Pontífice e a solenidade eucarística, concelebrada por Don Luigi Fabbri e por Mons. Fernando Matos.

Agradecemos as fotografias a: Cristiano CIRILLO, Sante FABBRI, Chiara LAZZARETTI, Mara SOUSA.

MAIS

Nessun commento: