lunedì 17 dicembre 2007

Comentários a "O Leão da Estrela"



Anastácio, homem de condição modesta, pai de Jujú e Branca, é um adepto do Sporting e quer ir ao Porto ver o desafio entre o seu clube de futebol e o clube do Porto.
Com o namorado de Rosa, a empregada, parte de carro com toda a família e fica em casa da família Barata, que é rica e cujo filho se enamora de Branca.
Durante a estadia, Anastácio faz crer à família Barata que é da mesma condição social.
Mas tudo se complica, quando Barata lhe anuncia uma visita a Lisboa.

Laure Cavaniè
(CLA - Roma Tre - 1º nível)

Uma subtil crítica aos homens... O protagonista é o típico homem que perde a cabeça pelo futebol; o motorista anda atrás de todas as raparigas; o portuense perde-se em clubes nocturnos.
As mulheres, pelo contrário, são figuras positivas: indulgentes e infinitamente ingénuas as mães; as criadas, activas e solidárias; Branca é pura e honesta e Jujú (o verdadeiro motor da história) é manhosa e decidida – com a sua conduta fina e audaciosa encara os problemas de maneira directa e resolve-os tirando o pai de todas as dificuldades...
Danilo Vitali
(IPSAR, 1º nível)


O Leão da Estrela é uma comédia de enganos e de mentiras, típica dos filmes dos anos quarenta. A mensagem final é que as mentiras ganham sempre, no filme como na vida.

Rocco Costantino
(IPSAR, 2° nivel)

Na estrutura do filme, muito simples, sente-se que foi produzido nos anos ’40, com ditadura e censura. A finalidade é divertir, mostrar pessoas felizes e não pôr perguntas. Mas quem é na realidade o Comandante Salvador? Porque é que prepara um projecto secreto?
Germana
(IPSAR, 2° nivel)

Nessun commento: