venerdì 12 febbraio 2010

Carta a Lisboa - de Ivana Bartolini

A nossa aluna Ivana Bartolini, que esteve em Lisboa a estudar na Faculdade de Letras durante o primeiro semestre, escreveu esta linda carta de despedida à cidade, e permitiu-nos a sua publicação no blog.
Obrigado, Ivana!


Roma, 11 de Fevereiro de 2010

Minha querida Lisboa,

depois de quase 5 meses deixei-te e regressei a Roma...e já tenho saudade tuas!
Esta minha carta é um algo que te devo.

Vivi uma Lisboa diferente durante o tempo da minha estadia. Uma estadia cheia de estudo, de pensamentos, de contemplações, de reflexões. Tu deste-me tudo isso. Só perto de ti me reencontro. Não sei porquê, mas o porquê é inútil, não há uma resposta.

Foste diferente porque o teu céu não foi sempre tão azul como no Verão. Foste também variável, mutável, encantadora e nunca me traíste. Foste sempre maravilhosa..

Andei vagando pelas tuas ruas, ouvi a música dum fado distante e os gritos das crianças que brincavam nas vielas e o rumor da água à beira do Tejo e senti muita felicidade!

Neste período tinhas um ar fumoso. Só depois percebi que toda aquela neblina vinha das inumeráveis vendedores de castanhas assadas. O cheiro era intenso e o fumo no ar dava-te um aspecto melancólico e irreal. Pensei: Dom Sebastião está a voltar.....num dia cheio de nevoeiro!

Às vezes fui à praia. No Inverno, para mim, é belíssima. Vi barcos que estavam lá esperando pelo mar, vi pessoas que gostavam a praia como eu... e a tua luz fez-me muita companhia.

É tudo, esta carta é a minha despedida.
Regressei a ti muita vezes e ainda hei-de voltar muitas outras.
Adeus Lisboa!

Ivana

2 commenti:

givi62 ha detto...

Bem vinda, Bem-vinda minha querida amiga. Obrigada pela tua carta.

roberto ha detto...

Querida Ivana, como é linda esta tua carta! Espero reencontrar-te o mais depressa, talvez em Lisboa?
Até breve! Roberto