lunedì 26 marzo 2012

Alessandra Fiandra: Portugal na feira do livro infantil


Escreveu-nos a nossa antiga aluna e boa amiga ALESSANDRA FIANDRA sobre a feira do livro infantil em Bolonha, que tem este ano Portugal como país convidado.


Obrigado, Alessandra!





Na semana passada estive em Bolonha para visitar a Feira do Livro
Infantil. Quando li que neste ano o País convidado ia ser Portugal,
achei-a uma ocasião a não perder!
A feira prolongou-se por quatro dias (19-22 de Março). Eu decidi
visitá-la na terça, dia em que o programa previa uma mesa redonda com
a participação de mais de doze ilustradores portugueses e uma conversa
com quatro autores portugueses de livros para crianças.


Ambos os eventos foram extremamente interessantes e deram-me a possibilidade
não só de apreciar o enorme talento dos ilustradores (cuja obra
presenta, naluguns casos, características geniais), mas também de
conhecer autores que até então ignorava e de conversar com eles.
Impressionaram-me a grande simpatia e as capacidades dialécticas de
Afonso Cruz e António Torrado e fiquei com vontade de aprender mais
sobre esses autores e de ler palavras escritas por eles (o que vou
começar a fazer bem cedo).
Ao mesmo tempo havia a possibilidade de observar as obras de 25
ilustradores portugueses reunidas na exposição "Como as cerejas", cujo
título, acho eu, sintetiza perfeitamente a sensação que permanece ao
observar aquelas obras: os ilustradores (e os autores) portugueses são
de facto como as cerejas: se começares a comer - ou seja, conhecer,
apreciar - um, vais querer outro, e outro, e outro...

Podem encontrar mais informações sobre a feira nos sites
http://www.bolognachildrensbookfair.com/ e http://portugalbologna2012.com/

Nessun commento: