lunedì 2 maggio 2016

Marcelo Rebelo de Sousa em Roma à procura de "caminho para o diálogo" em Moçambique






O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina hoje uma visita a Roma, onde se vai encontrar com a Comunidade de Santo Egídio, para falar sobre Moçambique, e com o seu homólogo italiano, Sergio Mattarella.
Marcelo Rebelo de Sousa em Roma à procura de "caminho para o diálogo" em Moçambique

O encontro com a Comunidade de Santo Egídio não consta da agenda oficial, mas o padre Angelo Romano, daquela organização católica, disse à Lusa que visa procurar "um caminho para o diálogo" que ponha fim à crise político-militar em Moçambique.

Trata-se do segundo encontro do Presidente da República com a Comunidade de Santo Egídio em menos de dois meses, depois de uma reunião a 16 de março, durante uma visita ao Vaticano.

O encontro acontece horas antes de Marcelo Rebelo de Sousa partir para uma visita de Estado a Moçambique, onde permanecerá até sábado.

A Comunidade de Santo Egídio teve um papel considerado fundamental nas negociações do acordo de paz entre a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), assinado em Roma, a 04 outubro de 1992, após 16 anos de guerra civil.

Um dos principais mediadores desse acordo, o italiano Mario Raffaeli, reuniu-se recentemente com o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.

A Renamo tem estado envolvida em confrontos com as forças de defesa e segurança no centro de Moçambique e ameaçou tomar o poder em seis províncias (de um total de 11) onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014.

Na semana passada, camponeses denunciaram à Lusa a existência de uma vala com uma centena de corpos na região da Gorongosa (centro), tendo a polícia anunciado a abertura de uma investigação.

O agravamento da crise levou recentemente Filipe Nyusi a convidar o líder da Renamo para o diálogo, mas Afonso Dhlakama condicionou as conversações à mediação do Governo da África do Sul, Igreja Católica e União Europeia.

O segundo e último dia da deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa a Roma inicia-se com uma visita a uma exposição na residência do Presidente italiano, onde depois se reunirá com Sergio Mattarella.

Fonte oficial da Presidência disse que Marcelo Rebelo de Sousa aproveitará o encontro para promover a candidatura do antigo primeiro-ministro António Guterres a secretário-geral das Nações Unidas.

Será também manifestada a Sergio Mattarella solidariedade devido à crise dos refugiados e o desejo de uma relação de proximidade entre dois países, tendo em conta a dimensão da Itália e o que tem defendido em termos de políticas económicas e financeiras, acrescentou a fonte oficial.

Marcelo Rebelo de Sousa deixará Roma hoje à tarde, seguindo para Moçambique após uma escala de apenas meia hora em Lisboa.

PNG (IEL/PL/HB/AYAC/PMA) // ROC

Lusa/Fim

Nessun commento: