mercoledì 13 giugno 2018

Santo António casamenteiro



Hoje é dia de Santo António, a figura que mais une Portugal e Itália!

Entre os muitos milagres que lhe são atribuídos, está também o de ser um santo casamenteiro...
Santo António, frade franciscano, nascido em 1195 em Lisboa, que viveu os últimos anos da sua vida em Pádua, ficou conhecido como o santo que ajuda as raparigas a encontrarem um marido, por ter ajudado muitas a conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.

É também por isso que em Lisboa se realizam anualmente os “Casamentos de Santo António “,  uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, com a ideia de associar Santo António casamenteiro à vontade da autarquia pretender realizar o sonho de muitos noivos lisboetas, que por variados motivos ainda não o tinham conseguido concretizar. 


Do santo casamenteiro fala este divertido samba de CARMEN MIRANDA, um dos maiores símbolos do Brasil - também ela nascida em Portugal, como Santo António.


Isto é lá com Santo Antônio 
Carmen Miranda

Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isto é lá com Santo Antônio!

Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!

Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava à Santo Antônio
São João ficou zangado
São João só dá cartão
Com direito a batizado

Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!

São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Disse o velho, num sorriso:
- Minha gente, eu sou chaveiro!
Nunca fui casamenteiro!

São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Matrimônio! matrimônio!
Isto é lá com santo antônio

Nessun commento: