venerdì 4 luglio 2008

Herói da história portuguesa será Santo

Notícia publicada hoje no Diário de Notícias:

JACINTA ROMÃO

Nuno Álvares Pereira é o 11.º santo português

Herói de Aljubarrota declarado santo canonizado pelo Papa

Processo foi reaberto em 2004 com intervenção do Patriarcado de Lisboa


Os decretos que reconhecem o milagre atribuído ao Beato Nuno de Santa Maria - mais conhecido dos portugueses como o Condestável Nuno Álvares Pereira, herói da Batalha de Aljubarrota - promulgados ontem pelo Papa Bento XVI, são publicados hoje em O Observatório Romano, o jornal oficial da Santa Sé. A canonização pode realizar-se "daqui a um ano", disse o cardeal Saraiva Martins ao DN, o prefeito para a Congregação da Causa dos Santos (CCS).

O cardeal declarou-se "muito contente e feliz por ter feito avançar um processo que estava parado há séculos". Para os bispos portugueses, a decisão do Papa promulgar os decretos não constitui surpresa. De acordo com o bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, desde a visita ad limina a Roma, em Novembro do ano passado, que havia sido dada informação aos prelados de que os médicos consideravam a cura inexplicável pela ciência e que o processo estava bem encaminhado.

"Agora é só marcar a data, a qual terá que ser concertada com a Conferência Episcopal Portuguesa, a CCS e a agenda do Papa", adianta Carlos Azevedo. E, para si, uma plausível seria "6 de Novembro que é o dia de Beato Nuno de Santa Maria". Precisa de haver disponibilidade na agenda papal porque as canonizações são, segundo as normas, vindas já do século XIII, feitas pelo Papa. Já com Bento XVI, é decidido que é o prefeito da CCS que beatifica, o que tem levado, neste último ano, Saraiva Martins a viajar pelo mundo para presidir a várias cerimónias, com excepção daquela em que foram beatificados mais de espanhóis mortos na guerra civil de 1936-39.

O Santo Condestável, que viveu de 1360 a 1431, foi beatificado em 1918 pelo então Papa Bento XV e esteve para ser canonizado, em 1947, por decreto que Pio XII, o que acabou por não acontecer.


MAIS sobre o Santo Condestável:

Nessun commento: