lunedì 13 aprile 2015

O dia-a-dia da Vega

Pedimos aos nossos alunos que escrevessem sobre o seu dia-a-dia... E cada um respondeu a seu jeito, como é óbvio. É com alegria que aqui publicamos alguns desses textos que agradecemos de coração aos alunos.

O descobrimento imprevisto das pegadas de um urso (?)
durante um trekking nas  montanhas dos Apeninos

Acho que descrever os seus hábitos e ações diários, segundo o modelo do livro do aluno, é bastante banal e aborrecido. 

É mais estimulante esforçarmo-nos por encontrar na simplicidade dos comportamentos diários algo de interessante e gratificante (segundo a perspectiva do ator, naturalmente).

Por exemplo no setor das atividades normais de trabalho: valorizar a intuição de um estudante  e  pô-la no centro da lição; alterar a dinâmica conflitual de um grupo (pacientes, professores, operadores sanitários etc.) e apoiar o confronto dos pontos de vista.

E em casa, por exemplo, enquanto estamos a cozinhar, podemos descobrir um uso não convencional da máquina de cozinhar a vapor, por exemplo para cozinhar de maneira mais saudável as courgettes recheadas; ou ainda, notar que o cão, durante o passeio diário, ou o gato, enquanto está a jogar, adotam comportamentos insólitos que nos consentem conhecer melhor  a personalidade deles.

Com respeito ao fim de semana: o trekking na montanha, os concertos de música clássica, a leitura de um livro são minas de experiências criativas, longe da obviedade.

VEGA SCALERA

Nessun commento: