sabato 28 ottobre 2017

Ainda a visita da Universidade Católica a Roma

IN http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/internacional/ensino-papa-pediu-a-universidade-catolica-para-passar-das-palavras-aos-atos-reitora-da-ucp/


D. Manuel Clemente presidiu à delegação da instituição recebida em audiência no Vaticano
Foto Lusa, Audiência da UCP no Vaticano 


Ensino: Papa pediu à Universidade Católica para «passar das palavras aos atos» - reitora da UCP

         

Henrique Matos, enviado da Agência ECCLESIA a Roma, 26 de Outubro de 2017, às 23:00

A reitora da Universidade Católica disse hoje à Agência ECCLESIA que o Papa Francisco pediu à instituição portuguesa para “passar das palavras aos atos”, em “diálogo com o mundo” e a “fazer no mundo”.

“Há sempre mais a fazer e não podemos ficar no nosso conforto”, afirmou Isabel Capeloa Gil após o encontro com o Papa, em Roma.

Para a reitora da UCP, o Papa apelou a uma universidade “inclusiva” e desafiou à afirmação da “dimensão da Igreja no mundo”, criando um “espaço que de diálogo fecundo dos saberes”.

“Sermos concretos, estarmos no terreno, estarmos em diálogo com o mundo, mas estarmos a fazer no mundo também”, insistiu.

O Papa Francisco recebeu hoje uma delegação de 150 colaboradores da UCP em audiência no Vaticano, presidida por D. Manuel Clemente, magno chanceler da instituição.

Para o cardeal-patriarca de Lisboa, o Papa pediu no discurso que dirigiu à delegação que “toda a reflexão que se faz na universidade, teórica e científica, nunca perca de vida o concreto das situações e da vida das pessoas”.

D. Manuel Clemente lembrou que o Papa deixou um apelo a um “diálogo integrador”, à procura do “saber integrado e integral”, sempre com uma preocupação “humana e humanizadora.

“Noto em toda a gente, desde a equipa reitoral e os diretores das faculdades, uma grande vontade na linha do que o Papa Francisco propôs”, acrescentou o cardeal-patriarca de Lisboa.

Durante a audiência, Isabel Capeloa Gil entregou ao Papa dois presentes: o Fundo de Apoio Social Papa Francisco e uma cruz peitoral, “desenhada por uma jovem artista portuguesa, Carolina Curado, bióloga por formação e designer por vocação”.

A Universidade Católica Portuguesa está a assinalar 50 anos de existência, celebrados em Roma na audiência com o Papa Francisco, uma sessão na Universidade Gregoriana e uma Missa de Ação de Graças na Igreja de Santa Ana, no Vaticano.

A criação da Universidade Católica data de 1967 e o reconhecimento oficial de 1971, considerada pelo Estado como “instituição universitária livre, autónoma e de utilidade pública”.

Henrique Matos, enviado da Agência ECCLESIA a Roma, 26 de Outubro de 2017, às 23:00
 

IN http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/internacional/ensino-papa-pediu-a-universidade-catolica-para-passar-das-palavras-aos-atos-reitora-da-ucp/

Nessun commento: