mercoledì 18 ottobre 2017

Portugal é MÁTRIA: Giovanna Niro



Pedimos aos nossos alunos de nível avançado do Instituto Português de Santo António em Roma para escreverem sobre algumas mulheres notáveis da cultura portuguesa. Giovanna Niro escolheu ANTÓNIA ADELAIDE FERREIRA, a conhecida FERREIRINHA.
Obrigado, Giovanna!



Antónia Adelaide Ferreira (1811-1896), mais conhecida por “Ferreirinha”, foi uma empresária portuguesa. Ela foi conhecida por se dedicar à cultura e à propagação do vinho do Porto no mundo. 

A Ferreirinha nasceu numa família que possuía muito dinheiro e muitas vinhas, então ela já estava na atividade de produzir vinho. Ela foi uma mulher muito generosa e pelo resto da sua vida preocupou-se com os direitos dos trabalhadores que trabalhavam nas suas vinhas e com as famílias deles. 

Apoiada pelo administrador das vinhas, José da Silva Torres (que será também o seu segundo marido) a Ferreirinha lutou contra a falta de apoio do governo português que, naquela época, estava mais interessado em construir estradas e importar vinhos espanhóis. 

Deslocou-se à Inglaterra, onde ficou por 3 anos, por duas razões: a primeira foi pesquisar informações e meios de eficazes de combater o pior inimigo das vinhas, a filoxera, e em segundo lugar para aprender também as tecnologias mais sofisticadas de produção de vinho. 

A Ferreirinha introduziu muitas inovações neste âmbito, por exemplo a colocação das plantações em áreas que não eram até aí utilizadas para o cultivo, como as áreas mais expostas a radiações solares. Ela dedicou-se também ao cultivo de outras plantações, como as de oliveiras, amendoeiras e cereais, sem abandonar as plantações tradicionais. 

A sua propriedade mais conhecida chamava-se Quinta do Vesúvio. Em 1849, a produção do vinho cresceu muito e a Ferreirinha foi responsável, graças aos bons acordos celebrados durante as suas viagens, pela exportação do Porto na Inglaterra, ainda hoje o maior importador. 

A reputação da Ferreirinha deve-se a duas razões: à sua grande capacidade como empresária e à sua personalidade forte e determinada. Portanto, ainda hoje é considerada a maior empresária da historia portuguesa e, na minha opinião, pode ser um ótimo exemplo para todas as mulheres do mundo.

 GIOVANNA NIRO

Nessun commento: