mercoledì 18 ottobre 2017

Portugal é MÁTRIA: Ivana Bartolini



Pedimos aos nossos alunos de nível avançado do Instituto Português de Santo António em Roma para escreverem sobre algumas mulheres notáveis da cultura portuguesa. Ivana Bartolini escolheu MARIA DE MEDEIROS.
Obrigado, Ivana!


No espaço duma intervista, Maria de Medeiros, atriz e cineasta pluripremiada internacionalmente, disse que "aconteceu tudo por acaso" porque ela queria de ser  uma pintora.

Maria de Medeiros nasceu no dia 19 de agosto de 1965 em Lisboa, Portugal.

Passou a sua infância entre a Áustria e Portugal. Fala várias línguas e trabalha para o cinema. Aos 15 anos, estreou no filme "Silvestre", de 1981, de João César Monteiro.

Em 1984, Maria de Medeiros prosseguiu seu treino na França, na Escola Nacional de Artes e Técnicas do Teatro e depois no Conservatório de Paris. 

Foi em 1994 que Maria de Medeiros, sob a direção de Quentin Tarantino, partecipa em seu filme "Pulp Fiction". Ela é sobretudo conhecida por este filme, que se tornará de culto.

No entanto, não abandonou o cinema de suas raízes e continuou, em muitos filmes de grandes cineastas portugueses e de muitas outras nacionalidades, como o realizador Abel Ferrara, no filme  Pasolini - que fala do ultimo dia de Pier Paolo Pasolini e onde interpreta a amiga dele Laura Betti.

Foi premiada com numerosos prémios.

Em 1999, Maria de Medeiros dirigiu o filme "Capitães de Abril", que trata da Revolução dos Cravos, na noite de 24 para 25 de Abril de 1974, em Portugal.

O filme, oficialmente selecionado no Festival de Cannes 2000, é vencedor do Grande Prémio do Festival Internacional de Cinema de São Paulo, o Globo de Ouro Prémio de Melhor filme em Portugal e vários prémios públicos na França.

Na vida privada, Maria De Medeiros é casada com Agustí Camps, de quem tem duas filhas: Júlia nasceu em 1997 e Leonor nasceu em 2003. O casal encontrou-se durante a rodagem de Capitães de Abril, quando Agustí Camps era o líder da decoração. 

IVANA BARTOLINI

Nessun commento: