mercoledì 23 luglio 2008

Amália com 88 anos?

Alguém consegue imaginar a grande Amália, embaixadora da alma portuguesa, com 88 anos? Pois seria esta a idade que a maior fadista de sempre festejaria hoje se fosse viva, apesar de nunca ter sabido ao certo o dia em que nascera. Filha e neta de gente pobre, numa família numerosa, o seu nascimento não foi tão importante que merecesse mais que esta vaga memória: "nasceu no tempo das cerejas"...

IN: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amália_Rodrigues
«Filha de um músico sapateiro que, para sustentar os quatro filhos e a mulher, tentou a sua sorte em Lisboa, terá nascido, segundo o seu assento de nascimento, às cinco horas de 23 de Julho de 1920 na rua Martim Vaz, na freguesia lisboeta da Pena. Amália pretendia, no entanto, que o aniversário fosse celebrado a1 de Julho ("no tempo das cerejas"), e dizia : Talvez por ser essa a altura do mês em que havia dinheiro para me comprarem os presentes. Catorze meses depois, o pai, não tendo arranjado trabalho, volta com a família para o Fundão. Amália fica com os avós na capital.»

Amália esteve por múltiplas vias ligada a Itália, e foi sem dúvida alguma uma das principais fontes entre as nossas culturas, razão pela qual merece um lugar de honra nesta "Via dei Portoghesi".



IN:http://www.amalia.com/main.htm
«Em Janeiro de 1970, Amália parte para Roma para actuar no Teatro Sistina em Roma. O sucesso foi tal que o fenómeno "Amália" se espalha por Itália. Começava então "La Folia per La Rodrigues".

Comecei a frequentar a Itália, a Itália, a Itália toda. Corri a Itália toda de ponta a ponta. Inclusive aquela história da Sicília e da Calábria e da Sardenha, por todo o lado. Até Triestre, ... não houve uma terra quase onde eu não cantasse, só se não houvesse um teatro, e foi um sucesso muito grande.

Sem se limitar às grandes cidades, Amália percorre toda a Itália, triunfando em locais onde habitualmente muitos cantores italianos não actuam. Nestas longas tournées, Amália chega a dar mais de 80 espectáculos por temporada.
Sempre com grande sucesso, Amália actua nos mais prestigiosos palcos italianos como o Teatro Lírico de Milão.»

VER também:

http://www.youtube.com/watch?v=74s8Ay8snhM

http://fadoportoghese.blogspot.com/2008/03/amlia-rodrigues-fado-incarnato-amlia-e.html

Biografia de Amália em Italiano:
http://www.cavallodiferro.it/catalog/title/?cmd=ext&title_id=31

3 commenti:

Unknown ha detto...

Belissima Amalia!
A sua voz oferece-me sempre novas emoçoes.
Obrigada "eterna" Amalia.

Nuno Costa ha detto...

Não há como nascer no tempo das cerejas...fantástica. É a "cereja" no topo da música.

via dei Portoghesi ha detto...

Apesar de ter desaparecido há dez anos, e da sua última actuação em Itália ter sido pelo menos há vinte, é espantoso este fenómeno Amália, que continua ainda. Todos a recordam. Amália rima com Itália.