martedì 18 novembre 2008

"Pranzo di Ferragosto" em Portugal - por Eurico de Figueiredo


EURICO DE FIGUEIREDO escreve sobre "Pranzo di Ferragosto" no Diário de Notícias de hoje. Publicado em:

75 minutos para conhecer o filme sensação do cinema italiano

Estoril Film Festival

Custou uma ucharia, 50 mil euros, e dura apenas 75 minutos. Foi escrito e é realizado e interpretado pela mesma pessoa, o argumentista e cineasta estreante Gianni Di Gregorio, que assinou o guião de Gomorra de Matteo Garrone, que nem por acaso é também o seu produtor. Tem actrizes não-profissionais nos principais papéis. E é uma das sensações deste ano do cinema italiano, tendo ganho o Prémio Luigi De Laurentiis de melhor primeiro filme no Festival de Veneza. Pranzo di Ferragosto passa hoje na Competição do Estoril Film Festival (19.30, Casino Estoril), e posiciona-se como um dos candidatos mais fortes a levar o prémio da secção para casa.

Di Gregorio interpreta Luigi, um homem de meia-idade que vive em Roma com a mãe idosa, viúva e semi-reclusa, passando o dia a tomar conta dela. Já tiveram uma vida confortável e sofisticada quando o pai era vivo, mas é mais do que claro que agora mãe e filho vivem com algumas dificuldades. E é precisamente em troca do perdão das dívidas ao condomínio, e de pequenos privilégios como a chave do elevador, que Luigi aceita tomar conta da mãe idosa do administrador do prédio, para este ir gozar o feriado do meio de Agosto (o Ferragosto do título).

Só que atrás da mãe vem também a tia idosa e algo repetitiva daquele. E depois destas duas, chega ainda a mãe do médico de Luigi, que está de banco no feriado e não pode cuidar dela. E num ápice, o ocioso Luigi vê-se não com uma, mas quatro velhotas em casa, a ter que cozinhar para todas, não se esquecer das horas dos comprimidos delas, não as deixar ir deambular pelas ruas para apanharem ar, ouvir as caturrices e aparar os caprichos.

Baseado numa situação autobiográfica - Gianni Di Gregorio viveu com a mãe viúva durante vários anos -, Pranzo di Ferragosto é a história singela, terna e melancólica, de um homem passivo e bondoso, resignadamente agrilhoado à mãe, que já não tem desejos, ambições nem futuro, e que é posto de súbito perante uma situação que põe em causa a sua rotina de filho devotado e testa a sua paciência, e da qual se quer ver livre rapidamente.

Di Gregorio entrou apenas noutro filme - de Matteo Garrone - antes deste, mas as quatro velhas senhoras que o acompanham, essas, nunca foram actrizes, e algumas delas estavam inclusivamente em casas de repouso. O realizador, argumentista e intérprete de Pranzo di Ferragosto optou por não-profissionais por uma questão de "espontaneidade e verdade". E estas duas palavras, além de caracterizarem as interpretações delas e dele, ajudam a resumir as qualidades desta fita.

EURICO DE FIGUEIREDO

Nessun commento: