venerdì 16 aprile 2010

7 de Maio: Stegagno Picchio recordada na Sapienza






Luciana Stegagno Picchio vai ser lembrada a 7 de Maio em Roma na Universidade La Sapienza, onde a reputada especialista italiana de Estudos Portugueses e Brasileiros, falecida em 2008 com 88 anos, foi professora emérita.
A evocação terá lugar durante a jornada de estudo ‘Itália, Portugal e Brasil: objectivos e perspectivas da pesquisa universitária internacional’, organizada pela cátedra Padre António Vieira – criada em 2004 em resultado de um protocolo entre a universidade e o Instituto Camões –, integrada no Departamento de Estudos Europeus e Interculturais da Faculdade de Ciências Humanísticas de La Sapienza.
Luciana Stegagno Picchio, filóloga, historiadora da cultura e crítica literária, chefiou durante várias décadas o Departamento de Língua e Filologia Românica da Universidade de Roma La Sapienza e foi fundadora e responsável durante 11 anos da revista Quaderni Portoghesi. Publicou cerca de meio milhar de trabalhos na área da cultura de expressão lusófona.
Foi também professora visitante em vários países, entre os quais Portugal, Brasil e Estados Unidos, tendo neste último país colaborado em Boston com o linguista Roman Jakobson em estudos de literatura medieval e moderna portuguesa (Fernando Pessoa).
Destacou-se ainda pela sua postura activa em defesa da liberdade e da democracia, nomeadamente em Portugal.
A jornada de estudo, a que assistirá a Presidente do Instituto Camões, a professora universitária Ana Paula Laborinho, contará com duas sessões de trabalho; a primeira, de manhã, na sala do Senado Académico da Reitoria, com a presença dos reitores da La Sapienza, da Universidade de Lisboa e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além dos embaixadores de Portugal e do Brasil.
Na ocasião, segundo o responsável da cátedra, Silvano Peloso, serão ilustradas as actividades de pesquisa e de difusão da língua e da cultura portuguesa e brasileira, assim como os trabalhos realizados através da Cátedra Padre António Vieira.
Serão igualmente apresentadas as pesquisas e os trabalhos realizados em parceria com universidades brasileiras e portuguesas, nomeadamente a próxima saída da edição completa da Clavis Prophetarum de António Viera com base no manuscrito706 da Biblioteca Casanatense de Roma.
Na segunda sessão, de tarde, na Biblioteca Angelo Monteverdi, serão apresentados os livros publicados com o patrocínio do Instituto Camões/Cátedra Pe. António Vieira, numa mesa-redonda relativa à cultura dos dois países estrangeiros envolvidos.

Nessun commento: