lunedì 26 aprile 2010

Elena Fattori sobre Tradições: “PALIO DEL TRIBUTO”

A nossa aluna Elena Fattori escreveu, sobre o tema "Tradições", esta composição sobre as festas que se realizam na sua terra: Priverno. Aqui a publicamos, agradecendo à Elena o seu belo texto e colaboração com este blog.



Uma tradição muito importante de Priverno é o “Palio del Tributo”, uma manifestação que se desenrola em Julho e que se divide em três partes: o cortejo histórico, a oferta do vinho e consignação do pálio e a corrida ao anel.
O cortejo histórico é um desfile de personagens do século XVI pelas ruas principais de Priverno.
A corrida ao anel é a parte mais importante da manifestação: oito campeões de quatro bairros (Porta Campanina, Porta Paolina, Porta Romana e Porta Posterula) competem numa prova a cavalo. Eles têm de apanhar com uma lança um anel que está fixado numa estaca. A cada volta o anel é mais pequeno e depois três voltas o cavaleiro que apanhou o maior número de anéis no menor tempo vence a competição. O pálio, que é entregue ao vencedor, consiste numa bandeira pintada cada ano por um diverso artista de Priverno. Nos dias precedentes à corrida ao anel, cada bairro organiza uma festa medieval com música, bailes, jogos e pratos típicos. Depois da corrida o bairro vencedor organiza uma outra festa e com essa fecha-se a manifestação.
O “Palio del Tributo” é uma celebração dos acontecimentos históricos do século XVI, quando os castelos de Roccagorga, Asprano, Prossedi, Maenza e Sonnino tinham de pagar um tributo a Priverno, dado que eles ficavam no seu território.

ELENA FATTORI

Nessun commento: